Ética, sociedade e computadores

Páginas: 11 (2510 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
Robótica Educacional

RESUMO

Educação realmente é o futuro. Um novo grande estudo descobriu que a alta qualidade da educação pré-escolar tem um impacto forte e positivo na idade adulta. A inserção da tecnologia como forma de auxílio na educação é um dos grandes debates abertos no Brasil.
Em países de primeiro mundo esse assunto já foi superado, pois a maioria da população já tem acesso arecursos tecnológicos como computador, internet e programas educativos na escola e até na própria residência. Por outro lado, a realidade brasileira aponta para o uso intenso de soluções livres, abrindo assim um campo interessante para disseminação de tecnologia de baixo custo para governos e entidades. O objetivo deste artigo é apresentar o uso da robótica como instrumento de auxílio na educaçãode jovens e crianças.

palavras-chave: Educação; Futuro; Tecnologia; Robótica.

1 Introdução

O conceito de analfabeto, atualmente, inclui o analfabetismo tecnológico, que ocorre quando a pessoa não tem acesso e/ou não domina os recursos em voga nessa Era da Informação. É correto afirmar que, ao mesmo tempo em que gera oportunidades, a tecnologia pode expelir uma pessoa de sua carreiraprofissional ou pode dificultar a ascensão social através da carreira almejada durante a fase escolar. Por isso, diferentes esferas sociais procuram meios de oportunizar acesso à internet e ao computador valendo-se da expansão e implantação de laboratórios nas escolas. Também a expansão nos lares brasileiros começa a ter incentivos, como por exemplo o abatimento de alguns impostos na produção decomputadores ―populares‖.
Iniciativas como essas são louváveis, mas não completam a formação de um cidadão plenamente consciente do uso da tecnologia na resolução de problemas cotidianos. Atualmente, o computador é usado como ferramenta de captação de informações, ou seja, uma biblioteca mais fácil, rápida e atrativa do que bibliotecas tradicionais. Entretanto, aliar o computador a programasespecíficos para o ensino e dotar os laboratórios de estrutura de ponta, como a robótica, é um salto de qualidade evidente.

2 USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Iniciativas governamentais e privadas em várias esferas têm levado ao cidadão o acesso à tecnologia. Há diversas iniciativas de sucesso em governança eletrônica que auxiliam governo e cidadão a manterem, aprimorarem e, em alguns casos,estabelecerem um relacionamento mais confiável e participativo. Talvez a iniciativa mais famosa no campo seja da Receita Federal do Brasil que, em pouco tempo, conseguiu praticamente eliminar o grande volume de papéis outrora necessários para o relacionamento dos contribuinte com o fisco. Outra vertente perseguida pelos governos é a educação tecnológica. Outrora apenas uma necessidade acessória, a tecnologiaem sala de aula é hoje componente fundamental na educação da sociedade moderna. Um aluno sem acesso à tecnologia é como uma analfabeto de outros tempos: terá imensas dificuldades de crescimento profissional. Para combater a exclusão digital de amplas camadas populacionais, os governos têm implementado ações para construção de laboratórios nas escolas e acesso público à internet em bibliotecas epontos específicos. Entidades particulares de ensino também mostram avanços na área de tecnologia, entretanto nota-se que o mau ou sub uso dos recursos disponíveis causa perdas no desenvolvimento dos alunos. Muitas vezes, o computador é usado como máquina de escrever ou calcular, como videogame ou como fonte de diversão. Esquece-se de mostrar ao educando que o computador é uma ferramenta paraatingir objetivos estabelecidos por alguma situação. Até alguns projetos de robótica acabam por negligenciar a capacidade criativa dos alunos, pois o educando deve seguir receitas prontas de robôs tiradas de manuais.
Outro ponto controverso é a formação dos professores e o papel
que os educadores devem desempenhar na sala de aula. Há duas formas do professor agir na sala de aula de tecnologia:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Computador e sociedade
  • Computador e sociedade
  • Computador e Sociedade
  • Etica e computador
  • Computador, Ética e Sociedade: reflexões sobre o papel do estudante universitário neste...
  • INTERAÇÃO HUMANA COMPUTADOR SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.
  • Ética na Sociedade
  • Ética e Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!