Ética social

Páginas: 10 (2253 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2011
Wesley Rosa Moreira –

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Junho/2011
Ética e Relações Humanas no Trabalho

Primeiro Desafio de Aprendizagem

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Tecnologia em Gestão deRecursos Humanos
Junho/2011
Apresentação

Se analisarmos o contexto social brasileiro dos últimos cinqüenta anos perceberemos que as práticas de convivência interpessoais sofreram mudanças radicais em seus sistemas, de forma que muitas práticas abusivas foram minimizadas, mas isso não significa que a cultura do “forte que domina o fraco” foi substituída por padrões éticos consolidados naconsciência do brasileiro, apenas houve adaptações dos modelos clássicos burocráticos às novas tendências contemporâneas. Provavelmente essa necessidade de adaptação iniciou-se após o sistema de governo militarista e foi impulsionada pelos clamores daqueles que tiveram suas vidas dilaceradas por aquele sistema de governo. É evidente que de lá para cá a sociedade conseguiu garantir muitos direitosaté então ignorados, mas a cultura da verdade ainda não prevaleceu entre nós e as práticas de violações também avançaram durante estas décadas, revestida de uma “roupagem” mais sutil e sofisticada se apresenta com cautela para passar despercebida, tanto é que virou modismo fazer marketing da ética mesmo entre os que não têm o costume de praticá-la.
Por uma ótica mais otimista percebemosalgumas mudanças que amortizam os impactos das práticas antiéticas como a criação do Código de Defesa do Consumidor, dos Códigos de Ética Organizacionais, da reforma constitucional, da implementação de políticas voltadas à conscientização dos cidadãos, mas vale ressaltar que tudo isso só tem efeito positivo quando a parte violada enfrenta a burocracia e torna pública a problemática, pois caso contrárioprevalece a “vista grossa”. Isso é comprovado ao verificarmos os andamentos processuais do judiciário que chegam a demorar cinco, dez, vinte ou mais anos para serem julgados, ou quando situações ilícitas praticadas pelo Estado e empresas só são averiguadas quando há a difusão pelos meios de comunicação.
Como seria se todos conscientemente aplicassem em suas vidas e em sociedade tudo quedizem nossos códigos sociais? Chegaria o dia em que não precisaríamos mais de leis escritas porque o processo de respeito aos direitos e deveres consolidaria a consciência ética e a conseqüência seria a harmonia gerada por atitudes naturais de respeito à vida e seus valores imperando a paz. Neste sentido apresentamos este trabalho para que nossos esforços na busca pelo conhecimento sejam acrescidosde valor ético e isso reflita em nossa jornada acadêmica e profissional de forma que tenhamos respaldo para superar as desigualdades que encontraremos no caminho e transformá-las em aprendizado para a consolidação e disseminação de culturas realmente cidadãs, humanas e honestas.
Introdução

O Brasil está tendo o privilégio de vivenciar fases de prosperidade nos setores econômicos,científicos e tecnológicos acompanhando o índice de países desenvolvidos, mas será que a cultura humanista dos cidadãos está acompanhando estas mudanças de forma positiva no sentido da preservação do direito à vida, ao auto-desenvolvimento natural coletivo e individual? Está realmente havendo a preservação da consciência de que o valor da vida supera o valor material? Ou estamos sendo levados por “ondas”que nos obrigam a seguir este “big bang” de coisas artificiais que mecanizam a sociedade e, na maioria das vezes, coloca o valor humano em segundo e terceiro plano até chegar à banalização da vida? Estas são questões que precisam ser repensadas neste momento, pois na prática estamos passando por um período de competição generalizada em todas as áreas sociais e subtende-se que estamos em estado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • etica social
  • Ètica social
  • Etica Social
  • Ética Social
  • Códigos de ética do assistente social
  • ética e responsabilidade social
  • Ética e pesquisa social
  • Ética no serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!