Ética, religião e direito

Páginas: 4 (883 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
Ética, Religião e DIREITO
Sumário: 1.0 Introdução; 2.0 Ética: Reflexão sobre a ação humana; 3.0 Religião e Moralidade; 4.0 Direito e Moral; 5.0 Conclusão; 6.0 Referências Bibliográficas.
PalavrasChave: Ética, Moralidade, Direito, Religião.



1.0 INTRODUÇAO

A presente pesquisa tem por objetivo abordar a ética, a religião e o direito relacionando com a moralidade.Suas diferenças e influências, apontando a distinção dessas três áreas de conhecimento, e os vínculos que elas possuem.
 

2.0 ÉTICA: REFLEXAO SOBRE A AÇAO HUMANA
É extremamenteimportante saber diferenciar a ética e a moral. A ética é o estudo geral do que é bom ou mau. A ética significa um bom costume, um bom proceder, significa que devemos praticar atos com bom senso, comresponsabilidade, e isso podemos adquirir em nossa educação, advinda de nossos pais, da escola, das atividades profissionais ou por experiências já realizadas anteriormente.
Segundo JoséRoberto Goldim: ``A ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudosistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral)´´. (GOLDIM, José Roberto).
















O Prof. Dr. Marcos Almeida apresenta que: ``Ao lidar comquestões morais a única base que temos para exercitar nosso pensamento ético, é este mundo em que vivemos, as pessoas que nele existem, as idéias e valores que elas possuem e as ações que elaspraticam.´´( ALMEIDA, Marcos. 2004).



3.0 RELIGIAO E MORALIDADE
A religião sempre teve e ainda tem grande importância na vida do homem. Todos os sentimentos, valores, comportamentos, einclusive normas, advém do pensamento e regras religiosas.
Conforme aborda Durkheim: ``A religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética e religião
  • ÉTICA E RELIGIÃO
  • Etica na Religiao
  • Etica da religiao
  • Etica e religião
  • Ética e religião
  • Ética e religiao
  • Ética na Religião

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!