Ética Profissional & Dignidade da Pessoa Humana

Páginas: 5 (1062 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013

ÉTICA PROFISSIONAL
Temos que ter a consciência de que nossos atos podem influenciar na vida dos outros e que nossa liberdade acarreta em responsabilidade, sendo assim a ética profissional dar-se ao conjunto de normas de conduta na qual o indivíduo deve orientar-se e colocá-las em prática dentro do contexto sócio-cultural e na profissão que exerce. A ética é de fundamental importância em todosos aspectos, necessária para conviver relativamente bem em sociedade.
No ambiente de trabalho a ética profissional é a dada como a base ou caminho mais correto para ser um bom profissional, tendo em vista que diariamente estamos em contato com várias pessoas, como colegas de trabalho, clientes, fornecedores, por isso é fundamental que se tenha um conjunto de princípios que disciplinem oscostumes e a moral. Ser ético é indispensável uma vez que na ação humana o “fazer” e o “agir” estão interligados.
Fundamentos da Ética Profissional:
- Honestidade no Trabalho
- Lealdade para com a empresa
- Formação de uma consciência profissional
- Execução do trabalho no mais alto nível de rendimento
- Respeito à dignidade da pessoa humana
- Segredo profissional
- Discrição no exercício daprofissão
- Prestação de contas ao chefe e hierárquico
- Observação das normas administrativas da empresa
- Tratamento cortês e respeitoso aos colegas de trabalho, supervisores e subordinados hierárquicos
- Apoio a esforços para aperfeiçoamento da profissão.
Dignidade da Pessoa Humana
Na filosofia a dignidade humana é o princípio moral de que o ser humano deve ser trato como um fim e nunca ummeio. Todos os seres humanos apesar de suas diferenças biológicas e culturais, merecem igual respeito como únicos, em razão deste reconhecimento universal, nenhum indivíduo, gênero, etnia, classe social, grupo religioso ou nação pode afirmar ser superior aos de mais.
Atualmente há o reconhecimento de que toda pessoa têm direitos fundamentais, decorrendo dai a sua necessidade para preservação dadignidade humana.
CONCEITO DOS DIREITOS HUMANOS:
Segundo o relator Charles Malik, “ A expressão direitos humanos refere-se obviamente ao homem, e com direitos só se pode designar aquilo que pertence à essência do homem, que não é puramente acidental, que não surge e desaparece com a mudança dos tempos, da moda, do estilo ou do sistema; deve ser algo que pertence ao homem como tal.
A idéia é de queos direitos humanos são ligados ao homem, não são criado pelo Estado, não são fruto da igualdade de opiniões de uma maioria más são conhecidos como pertencentes à própria natureza humana.
João Baptista Herkenhoff – Poro direitos humanos ou direitos do homem são, modernamente, entendidos aqueles direitos fundamentais que o homem possui pelo fato de ser homem, por sua própria natureza humana, peladignidade que a ela é inerente. São direitos que não resultam de uma concessão da sociedade política. Pelo contrário, são direitos que a sociedade política tem o dever de consagrar e garantir o cumprimento do mesmo.
Se os direitos humanos são pertencentes ao homem por sua própria natureza não é difícil concluir que estes direitos são universais, ou seja, pertencem a toda pessoa independente desua raça, sua cultura, seu estado de vida, há controvérsia sobre este conceito, que nem todos aceitam esta característica universal dos direitos humanos, há quem afirme que estes direitos não são naturais mas sim culturais e devido as situações históricas nós teríamos direitos humanos diferentes. (verificar)
Os fundamentos sobre os direitos humanos vem crescendo e
Os termos dos direitos humanosfundamentais, reconhecendo o terreno onde nos movemos, o tema dos direitos humano é de crescente relevância de formação na mentalidade jurídica do nosso século, possui ao mesmo tempo um toque de passado e uma projeção de futuro. Mas traz um série de perguntas difíceis de serem respondidas.
- O que são estes direitos ¿
- Quais seus fundamentos ¿
- Como surgiram ¿
- Para onde se dirigem ¿
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dignidade da pessoa humana
  • Dignidade da pessoa humana
  • Dignidade da pessoa humana no trabalho
  • O QUE É DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
  • Dignidade da pessoa humana
  • Dignidade da pessoa humana
  • Dignidade Da Pessoa Humana
  • Dignidade da pessoa humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!