Ética, política e educação

Páginas: 5 (1054 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
Ética, Educação e Política
O homem é um ser social e político, o que significa que temos uma necessidade tanto física quanto emocional de conviver em sociedade. Dentro das relações humanas surge a existência de dois fenômenos sociais, a ética e a política. Ao definir esses fenômenos logo perceberemos etimologias diferentes, mas que quando unidas formam uma aliança imprescindível.
A ética éum conjunto de valores morais e princípios que direcionam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, para possibilitar maior harmonia entre os indivíduos. Neste sentido, a ética, embora não seja uma lei, está relacionada como uma forma de justiça social.
Por outro lado, a política é arte ou ciência de governar com a habilidade para tratardas relações humanas com o objetivo de obter os resultados desejados. Segundo Aristóteles “A tarefa da política é investigar qual a melhor forma de governo e instituições capazes de garantir a felicidade coletiva”. Dizia ele também:

Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas comvistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam a algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todos estes objetivos e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política (Pol., 1252a).

Se prestarmos atenção no quadro da política social brasileira, perceberemos que os assuntos maiscomentados são abuso de poder, corrupção, desvio de dinheiro público e falsas promessas. Com base nesses fatos, podemos dizer que a política e a ética estão distantes uma da outra, pois desde o começo, o sistema político brasileiro não se preocupou com os princípios éticos da sociedade, transformando-se em uma cultura individualista e pobre em valores éticos e morais.
De acordo com o autor AdolfoVazquez, “A ética pode ser entendida como a ciência que estuda as relações morais dos homens entre si”, ou seja, a ética analisa as práticas e os princípios morais e tradicionais que são valores que regem as condutas humanas de uma sociedade. Sendo assim, a ética trata do caráter do individuo.
Dallari entendia a política como:

A conjugação das ações de indivíduos e grupos humanos, dirigindo-se a umfim comum. E este fim comum deve ter como ideal o bem-estar, a igualdade entre os componentes da sociedade e a paz social. Abreviando a política e se preocupando com a coletividade.

Infelizmente o bem comum não está presente na lista de prioridades da maioria de nossos representantes, pois grande parte dos políticos brasileiros se candidata com a intenção de conseguir benefícios próprios,cheios de más intenções, como salários altíssimos e lavagem de dinheiro.
A corrupção está presente e parece ter se tornado algo natural, pois o povo continua vendo tudo de braços cruzados. A questão é, será que nossos políticos são corruptos por estarem em uma sociedade igualmente corrupta?
Muitas vezes aquele que enche os pulmões para reclamar dos políticos é o mesmo que dirige alcoolizado, ou omesmo que fura a fila do banco e até aquele que tira vantagem do seu colega de trabalho.
Se o Brasil continuar com os quadros sócio-econômicos e no conformismo que está, continuará na mesma inércia, pois ainda haverá pessoas desinteressadas em política e sem senso crítico, o que permitirá aos representantes políticos que façam do país o que bem entender.
Notamos inúmeras falhas em nossopaís, não somente nos políticos, mas na sociedade como um todo. Por isso, apenas substituir todos os políticos por outros não trará grandes mudanças, é necessário uma reformulação na educação brasileira.
É preciso grandes investimentos na educação para que sejam construídas escolas de primeiro mundo com profissionais capacitados a melhorar a capacidade de ensino do país. Porém a educação escolar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação, ética e política em Aristoteles
  • Educação ambiental e serviço social: perspectiva ética-política
  • Ética e Política
  • etica e politica
  • Etica na politica
  • Ética na política
  • Ética e política
  • etica e politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!