ética para um jovem

Páginas: 3 (512 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
8º Capítulo
Savater diz-nos que o prazer nos distrai, por vezes, mais que o devido, ou seja, passando do uso ao abuso e isso poderá vir a ser-nos fatal, razão pela qual este se encontra rodeado detabus e limitações. No entanto o autor faz-nos apelo á exploração dos prazeres contudo uma exploração controlada.
Quando usamos um prazer estamos a enriquecê-lo e a melhorar a nossa vida, se estatalvez sofrer um empobrecimento estamos a abusar do prazer e só este se enriquece tornando-se prejudicial para nós.
Savater aconselha-nos a aproveitar os prazeres que temos ao nosso dispor emdeterminado momento e saber retirá-los e aproveitá-los ao máximo em vez de estarmos numa procura constante de algo que nem vem a propósito. Savater faz referência àqueles por ele denominados de “caluniadoresprofissionais do prazer” ou seja, os puritanos, aqueles que se satisfazem não deixando os outros satisfazer-se.

9º Capítulo
No 9º capítulo Savater fala sobre a relação entre a ética e a políticareferindo algumas diferenças como: o carácter individual para a ética e o colectivo para a política, a liberdade e a importância da intencionalidade das acções para a ética enquanto para a política aimportância destina-se somente ao resultado das acções.
A organização política do ponto de vista ético preferível deve assentar nas exigências que a democracia moderna tem tentado, primeira teóricadepois praticamente, implementar: o cumprimento dos Direitos Humanos que segundo ele é ainda hoje apenas um catálogo de
bons princípios. Para a existência de uma vida boa de cada indivíduo a comunidadepolítica teria que assentar em três princípios básicos: a liberdade, justiça e assistência.
Nesta organização política, existiria um grande respeito pela liberdade, o nosso maior bem, e assim aodar-lhe importância surgiria a responsabilidade social em que cada indivíduo porém teria a liberdade segundo as suas acções. A justiça assentaria na igualdade de direitos sem distinções por raça, cor de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ética para um jovem
  • ETICA PARA UM JOVEM
  • Ética para um jovem
  • Ética para um Jovem
  • Ética para um jovem
  • Ética para um jovem
  • ética para um jovem
  • Etica para um jovem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!