ética pós-moderna

Páginas: 7 (1607 palavras) Publicado: 18 de abril de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
ÉTICA PROFISSIONAL
2º PERÍODO


ANDERSON SAMUEL DA SILVA MELO
SÉRGIO CIRILO DOS SANTOS ALVES









A COMPRESSIBILIDADE DA ÉTICA NA PÓS-MODERNIDADE






Maceió
2014
Anderson Samuel da Silva Melo
Sérgio Cirilo dos Santos Alves




A COMPRESSIBILIDADE DA ÉTICA NA PÓS-MODERNIDADE



Trabalhoapresentado ao curso de Psicologia, para obtenção de nota parcial na disciplina de Ética Profissional, ministrada pela Profª. Graciele Faustino.









Maceió
2014
Introdução
A atitude ética, a antiética, o ato moral e o imoral são questões que sempre nortearam a conduta humana, a qual se baseia no que é considerado certo e errado, bom e mau. Mas, apesar da relatividade dos termos eprincipalmente das considerações destes, a humanidade pós-moderna experimenta um momento prejudicial? Quais os prejuízos visíveis, transcendentes à subjetividade? O presente trabalho problematiza a relação da ética com a pós-modernidade e trás concepções de diversos autores acerca da temática, considerando a descrição deste período por parte de cada um deles.














ACompressibilidade da Ética na Pós-modernidade
A ética surgiu desde a antiguidade na Grécia junto com a filosofia, mas seus preceitos já eram usados por outros povos desde os primórdios da humanidade, com a intenção de tentar estabelecer regras de comportamento para que pudesse existir um convívio sem “intrigas” entre os indivíduos. Aristóteles, um dos principais filósofos gregos, acreditava que a éticapoderia ser um dos princípios para eliminar a desigualdade podendo harmonizar o convívio coletivo, porém havendo um equilíbrio interno do indivíduo.
Com o passar dos tempos, foram surgindo vários conceitos sobre a vida e como vivê-la. Assim, no fim do século XIX Jeremy Bentham, um filósofo e jurista inglês junto com alguns teólogos, argumentaram que, se cada indivíduo competisse e procurasse oseu próprio bem-estar, os problemas sociais se resolveriam. Pensando no conceito de ética, onde ela entraria nesses argumentos levantados por esses teóricos?
Thomas Hobbes, filósofo inglês do período da história conhecida como Idade Moderna, diz que o “Homem é o lobo do Homem”, isso por causa da sua natureza. Os homens são iguais, têm as mesmas necessidades e instinto de auto-preservação, e poresse motivo o estado natural do homem é conflito e guerra. Sendo assim, o homem precisa da moral, trazida à luz pela ética (filosofia moral) para “controlar” esses instintos. A moral aparece, aqui, segundo a proposta de Hobbes, sob a forma do “contrato social”.
Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, ao analisar a ética da modernidade, observou que o nazismo foi uma consequência coerente damodernidade. Contudo, podemos ver que para Bauman, a violência e o preconceito eram um dos motivos que fizeram da modernidade um período quase sem ética, e o individualismo era o que predominava no mundo moderno e continuou no mundo pós-moderno, com os avanços tecnológicos durante o século XIX, se tornando o símbolo do século XX. A tecnologia e a ciência nem sempre ajudaram no desenvolvimento humano, porestarem quase sempre destituídas de valores éticos. As normas éticas, ao serem observadas, podem nos guiar nas relações entre indivíduo e sociedade, com o intuito de fazer valer o respeito e a cooperação. Entre outros aspectos, pode ajudar uma sociedade a viver em ‘’harmonia’’. No mundo pós-moderno podemos ver que existe certa resistência em cumprir (mais do que aceitar) os códigos de éticaestabelecidos pelas normas jurídicas, pois cada indivíduo que se encontra neste mundo tem um sentimento na maioria das vezes egoísta, preocupa-se apenas com seu próprio bem-estar e a qualidade de vida dos outros pouco ou nada significa, no seu ponto de vista. Se a ética fosse bem aceita pelos pós-modernos existiria um entendimento que poderia ajudar na disciplina das relações sociais. Nesse período...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade Moderna e Pós-moderna
  • Sociedade Moderna e Pós Moderna
  • Arquitetura Moderna e Pós-Moderna
  • Arquitetura moderna e pos moderna
  • Arquitetura moderna e pós moderna
  • A corrupção do gênero humano na ética pós-moderna e a resposta da teologia reformada.
  • DA SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL À PÓS-MODERNA
  • Ética Moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!