Ética ou Filosofia Moral

Páginas: 9 (2195 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Ética ou filosofia moral

Toda cultura e cada sociedade institui uma moral, isto é,valores ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e à conduta correta, válidos para todos os seus membros.
a existência da moral não significa a presença de uma ética. a partir dos textos de Platão e de Aristóteles, a ética ou filosofia moral iniciou-se com Sócrates, no Ocidente.
Segundo Platão eAristóteles, Sócrates perguntava aos atenienses o que eram os valores nos quais acreditavam e que respeitavam ao agir. Sócrates indagava: O que é a coragem? O que é a justiça? O que é a piedade? O que é a amizade? A elas, os atenienses respondiam dizendo serem virtudes. Sócrates voltava a indagar: O que é a virtude? Retrucavam os atenienses: É agir em conformidade com o bem. ESócrates questionava: Que é o bem?
As perguntas socráticas sempre revelavam que os atenienses respondiam o que lhes fora ensinado desde a infância. Como cada um tinha uma interpretação do que aprendera, era comum, no diálogo com Sócrates, uma pergunta receber respostas diferentes e contraditórias. Os atenienses confundiam fatos e valores, pois ignoravam as causas ou razões por que valorizavamalgumas coisas e desprezavam outras.
Nossos sentimentos, nossas condutas, nossas ações e nossos comportamentos são modelados pelas condições em que vivemos (família, classe e grupo social, escola, religião, trabalho, circunstâncias políticas, etc.). Somos formados pelos costumes de nossa sociedade, que nos educa para respeitarmos e reproduzirmos os valores propostos por ela como bons e, portanto, comoobrigações e deveres. Dessa maneira, valores e maneiras parecem existir por si e em si mesmos, parecem ser naturais e intemporais, fatos ou dados com os quais nos relacionamos desde o nosso nascimento: somos recompensados quando os seguimos punidos quando os transgredimos.
Sócrates forçava os atenienses a indagar qual a origem e a essência das virtudes (valores e obrigações) que julgavampraticar ao seguir os costumes de Atenas. Como e por que sabiam que uma conduta era boa ou má, virtuosa ou viciosa? Por que, por exemplo, a coragem era considerada virtude e a covardia, vício? Por que valorizavam positivamente a justiça e desvalorizavam a injustiça, combatendo-a? Numa palavra: o que eram e o que valiam realmente os costumes que lhes haviam sido ensinados?
Os costumes, porque sãoanteriores ao nosso nascimento e formam o tecido da sociedade em que vivemos, são considerados inquestionáveis e quase sagrados (as religiões tendem a mostrá-los como tendo sido ordenados pelos deuses, na origem dos tempos). Ética e moral referem-se ao conjunto de costumes tradicionais de uma sociedade e que, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros.
Sócratesindagava o que eram, de onde vinham, e o que valiam tais costumes. Dirigindo-se aos atenienses, Sócrates lhes perguntava qual o sentido dos costumes estabelecidos, mas também indagava quais as disposições de caráter que levavam alguém a respeitar ou a transgredir os valores da cidade, e por quê.
Ao indagar o que é a virtude e o bem, Sócrates realiza duas interrogações. Por um lado, interroga asociedade para saber se o que ela costuma considerar virtuoso e bom corresponde efetivamente à virtude e ao bem; e, por outro lado, interroga os indivíduos para saber se, ao agir, possuem efetivamente consciência do significado e da finalidade de suas ações, se seu caráter ou sua índole são realmente virtuosos e bons.
A indagação ética socrática dirige-se, portanto, à sociedade e ao indivíduo. Asquestões socráticas inauguram a ética ou filosofia moral, porque definem o campo no qual valores e obrigações morais podem ser estabelecidos, ao encontrar seu ponto de partida: a consciência do agente moral . É sujeito ético moral somente aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais.
Se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceitos ética na filosofia e moral
  • Filosofia etica e moral
  • trabalho de filosofia etica e moral
  • Trabalho filosofia
  • FILOSOFIA ÉTICA (ESTUDOS DA MORAL)
  • ética da filosofia moral
  • Apostila de Ética ou Filosofia moral
  • Filosofia etica e moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!