Ética Organizacional

Páginas: 6 (1282 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
A Ética Organizacional e “Interesse Público” As últimas décadas do século XX foram marcadas por transformações profundas em todo o mundo, estimuladas em grande medida pela democratização dos regimes políticos, pela abertura de fronteiras comerciais e por um desenvolvimento tecnológico sem precedentes. A magnitude destas mudanças tem impactos econômicos, sociais e culturais em escala mundial,cujos efeitos ainda não podem ser apreciados nem antecipados com exatidão. O fenômeno de globalização das economias e dos mercados arrasta uma tendência para a convergência de gostos, de normas, de comportamentos, de expectativas, de padrões de qualidade e de desempenho, constituindo uma pressão suplementar para todas as organizações e empresas, independentemente do nível em que operam – local,regional, nacional ou mundial.
No ambiente organizacional e na gestão de empresas em particular, a ética estuda os códigos morais que orientam as decisões empresariais, na medida em que estas afetem as pessoas e a comunidade envolvente, partindo de um conjunto socialmente aceito de direitos e obrigações individuais e coletivos. Muitos pesquisadores têm-se dedicado a estudar a conduta ética dosgestores e os fatores que a influenciam no contexto empresarial, destacando-se, neste domínio, três níveis de explicação do comportamento ético: individual, organizacional e cultural.

Por não exigirem um conhecimento técnico nem se regerem por leis de oferta e de procura, as decisões que envolvem um julgamento moral são as únicas que, em ambiente empresarial, estão sempre sujeitas a uma avaliaçãoexterna que pode condenar definitivamente ou amplificar significativamente o sucesso de qualquer iniciativa. O desempenho social da organização será, em última análise, a face visível do comportamento ético dos seus dirigentes, refletindo a boa ou a má prática empresarial que se refletirá, por seu lado, nos resultados financeiros.
A ética enquanto disciplina da filosofia tem resistido a um certoreducionismo ideológico. Esta circunstância deve-se, para além da sua natureza específica, a uma sistemática solicitação das suas potencialidades, nomeadamente a sua componente prática e simultaneamente reflexiva. É precisamente este cunho que lhe queremos aqui destacar. Neste contexto, as organizações são comparadas a um sistema complexo. Dela fazem parte uma multiplicidade de profissionais quediariamente trabalham sob condições de grande incerteza, (zonas cinzentas em
que o risco ético é proeminente) enfrentando valores que são impostos de fora e que automaticamente se confrontam com os seus próprios valores.Na gestão estratégica, a visão refere-se aos objectivos de mais longo prazo e mais gerais. A visão descreve as aspirações para o futuro sem especificar os meios para as alcançar. Asvisões com mais efeito são aquelas que criam inspiração e esta inspiração é normalmente querer mais, maior e melhor. Isso pode ser por exemplo prestar o melhor serviço ou desenvolver o produto mais resistente, e deve ser sempre inspirativo.
Então se as visões são para inspirar, elas têm que ser comunicadas e possivelmente para muitas pessoas. A comunicação da visão pode ser feita de duasmaneiras: uma mais óbvia, através da missão e outra menos óbvia usando a liderança. Apesar de poder parecer menos óbvia a segunda maneira é talvez a melhor, basea-se na capacidade de persuasão da liderança, através do comportamento dos lideres na exposição da visão.
O marketing é uma das ferramentas da administração de empresas e dos negócios, e é fortemente conhecido e aplicado, na maioria das vezes,em processos de troca, com o fim de lucro. E hoje, está cada vez mais sendo aplicado em uma nova amplitude na esfera da responsabilidade social corporativa no Brasil, “Cada vez mais as empresas estão se defrontando com a necessidade de incorporar a responsabilidade social aos seus objetivos de lucro. Ação socialmente responsável das empresas já ultrapassou o estágio de mera tendência para se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética organizacional
  • Ética organizacional
  • Etica organizacional
  • Etica organizacional
  • Etica Organizacional
  • Ética organizacional
  • Ética e comportamento organizacional
  • ética e cidadania organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!