Ética nos negócios

Páginas: 15 (3555 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Introdução

Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau,
certo ou errado. É a ciência vinculada ao julgamento de apreciação moral. A ética diz respeito aos princípios de conduta que norteiam um indivíduo.
Neste trabalho vamos abordar vários aspectos que se baseiam na Ética nos Negócios para isso temos como base o caso Schincariol que posteriormente aborda váriosaspectos sobre a ética.


















1-A Código de Ética do contador
A nobreza do exercício profissional exige um comportamento qualitativo. A perfeição dos serviços, aliadas à atenção e responsabilidade, constituem-se deveres fundamentais do contabilista. A honestidade, sem subestimar as outras características é essencial, pois também é reflexo da conduta moral. Obviamenteque a legislação deve ser seguida, pois se ninguém pode alegar o desconhecimento da lei, o contabilista deve sempre estar atualizado em relação à legislação. E diante do caso apresentado o profissional contabilista responsável pela empresa Schincariol violou o código de Ética permitindo operações fraudulentas e crimes contra a ordem tributária, como sonegação de impostos, utilização de notasfiscais “frias”, subfaturadas, enfim uma série de irregularidades perante a lei, assim podemos destacar três códigos de ética que foram infligidos pelo contador da entidade.
1º- Exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras deContabilidade, e resguardados aos interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais.
2º- Concorrer para a realização de ato contrário à legislação ou destinado a fraudá-la ou praticar, no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção.
3º- Exercer atividade ou ligar o seu nome a empreendimentos com finalidade ilícitos.
Em suma, oCódigo de Ética Profissional do contabilista determina que conceitos básicos de direitos e deveres dentro de uma profissão sejam cumpridos, que não se admita erros e que estes conceitos sejam conhecidos na íntegra, antes de serem aplicados.
Estabelecido o Código de Ética, cada contabilista passa a subordinar-se sob pena de incorrer em transgressão, punível pelo órgão competente, incumbido defiscalizar o exercício profissional. Tal código assume um papel de relevante garantia sobre a qualidade dos serviços prestados e da conduta humana dos profissionais contábeis. O profissional contábil tem o dever e a obrigação de zelar plenamente pela sua profissão, resguardando os seus direitos e cumprindo suas obrigações dentro dos padrões éticos e morais, ciente de que nada justifica o erro conscientee premeditado, mesmo quando subordinado a outros profissionais. Nem mesmo a alta e crescente carga tributária explica um desvio de comportamento. O que o contador deve fazer é encontrar meios lícitos que levem à satisfação de seu cliente ou empregador.

1-B O comportamento do contador diante das fraudes.
É imprescindível que um contador tenha um comportamento ético e responsável
visando omelhor desempenho de suas atividades profissionais e a satisfação de seus clientes ou superiores.
Contudo, os atos de um contador não dizem respeito somente a si e aos envolvidos diretamente com seu trabalho e com os resultados por ele obtidos, mas a toda a classe contábil. Dessa forma, deve observar-se que, a cada vez em que um escândalo contábil é divulgado, a imagem de todos os contadoresé prejudicada como se os atos de um ou alguns profissionais fossem a representação fiel dos atos de todos os seus colegas de profissão.
Atitudes ilícitas e antiéticas, além de prejudicar e desvalorizar uma profissão, dificultam o exercício dela e exige ações repreensivas por parte dos Órgãos que a
regulamentam.
Sendo assim, a prestação do serviço contábil realizada de forma ética, honesta e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ETICA NOS NEGOCIOS
  • ETICA NOS NEGOCIOS
  • ETICA NOS NEGOCIOS
  • Ética nos Negócios
  • Ética nos negocios
  • etica nos negocios
  • etica nos negocios
  • etica nos negocios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!