Ética nos negócios

Páginas: 6 (1495 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
TEMA:
O papel social da empresa.

TÍTULO:

A empresa cidadã e seu papel social.

OBJETIVO:

Analisar e compreender melhor o papel social das empresas, tratando o conceito de empresa cidadã e sua importância no contexto atual para se obter sucesso nos negócios. Como as atitudes socialmente responsáveis podem traduzir-se em melhores resultados para as empresas, e evidenciar as motivaçõespara exercer tal comportamento.

JUSTIFICATIVA:

Tema de extrema importância para as empresas contemporâneas, pois o cenário atual apresenta como desafio para as empresas a conquista de níveis cada vez maiores de competitividade e produtividade, e introduz a preocupação crescente com a imagem institucional. A tecnologia se popularizou, a concorrência entre as empresas se acirra a cada dia e adisputa pelo mercado tem se definido por novos parâmetros. Como resposta, as empresas passam a investir em qualidade de serviços e produtos, num aprendizado dinâmico que se volta para os processos de produção e para o tratamento das relações compreendidas na atividade empresarial, com empregados, fornecedores, consumidores, comunidade e sociedade. Nesse contexto surgem os novos cidadãos exigentes epreocupados com a conjuntura a que estão submetidos, conscientes de seu poder de escolha e com novas perspectivas em relação as organizações, motivo pelo qual acabam refletindo uma mudança progressiva no papel das empresas, onde se espera retorno à comunidades face aos lucros obtidos.

INTRODUÇÃO:

As empresas estão inseridas em um ambiente de incertezas e de muitas pressões das partesinteressadas que exigem cada vez mais um desempenho global que promova a eficiência, eficácia, efetividade e economicidade, que tenham suas operações “limpas” e ações transparentes e socialmente responsáveis. Neste contexto, nos últimos 40 anos foram desenvolvidas inúmeras técnicas gerenciais direcionadas às organizações a buscarem garantir sua sobrevivência no mercado e maximizar os seus resultadosfinanceiros. Porém, como gerar competitividade vem dia após dia tornando-se um desafio central para as empresas.
Há duas décadas atrás, no Brasil, era quase impossível imaginar que, algum dia, uma empresa pudesse ser avaliada pelo mercado, a partir de seu desempenho ético e do relacionamento que ela tem com a comunidade e demais públicos de interesse (stakeholders). No entanto, o país tem percebido,cada vez mais, uma força mobilizadora tomando conta da consciência dos indivíduos e sensibilizando as mais variadas instituições.

DESENVOLVIMENTO:

Esse fenômeno, denominado Responsabilidade Social Empresarial vem sendo discutido, incessantemente, no meio empresarial e acadêmico e, despertando na sociedade, a importância da atuação socialmente responsável pelas organizações em geral.Atualmente, fatores como educação, saúde, meio ambiente, segurança, cultura, esporte e lazer são responsáveis pela continuidade de um crescente ciclo de consumo e pelo desenvolvimento de toda a cadeia produtiva em torno da sociedade.
Por tudo isso, as empresas e as comunidades devem zelar pelo consumo consciente, ou seja, o uso de bens e serviços que atendam às necessidades básicas e tragam uma melhorqualidade de vida à população, ao mesmo tempo, que minimizem a utilização de recursos naturais, materiais tóxicos, a emissão de poluentes, de forma a não prejudicar as futuras gerações. Somente assim, as empresas tornam-se verdadeiras empresas-cidadãs, gerando consumidores responsáveis e buscando continuamente a solução ou, ao menos, a diminuição das carências sociais existentes.
Nem é precisoser um bom observador para verificar que as empresas socialmente responsáveis, que pensam não somente no lucro, mas, acima de tudo, no ser humano, são mais valorizadas e reconhecidas, com a preferência dos seus clientes. Essas ações estão se transformando numa poderosa vantagem competitiva no desenvolvimento dos negócios das organizações, já que os consumidores valorizam a preocupação das empresas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ETICA NOS NEGOCIOS
  • ETICA NOS NEGOCIOS
  • ETICA NOS NEGOCIOS
  • Ética nos Negócios
  • Ética nos negocios
  • etica nos negocios
  • etica nos negocios
  • etica nos negocios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!