ética nos egocios

Páginas: 6 (1299 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014

































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A ética é um instrumento que orienta o desenvolvimento de uma empresa nas mais diversas situações. Também pode ser definida como o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado.
No contextoprofissional, a ética é entendida como um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. Aplica-se como uma ação reguladora da ética agindo no desempenho das profissões, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício da sua profissão.
A ética profissional estudaria e regularia o relacionamento do profissional comsua clientela, visando a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sócio-cultural onde exerce sua profissão. Ela atinge todas as profissões e quando falamos de ética profissional estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos.
Um código de ética é o conjunto de deveres, limitações epunições. É o verdadeiro norteador que deve reger toda a conduta dos elementos envolvidos por ele.
Na profissão contábil a conduta não-etica pode agradar a quem se beneficia diretamente, porém, como o passar do tempo, a prática pode vir a ser descoberta e prejudicar diretamente o profissional que a praticou e/ou toda classe.
É sabido que uma profissão ganha visibilidade quando quem dela precisa, sente suautilidade. Ou seja, quando uma profissão consegue demonstrar, de forma inequívoca que pode contribuir positivamente para a sociedade, ganha desta a admiração e respeito. Assim também acontece com a contabilidade quando seus profissionais agem de acordo com a ética profissional e com as demais normas que a regem.
Ao recusar-se a participar de atos incompatíveis com a legislação, o contabilistaprova que sua conduta é coerente não só com a ética, mas também com a moral social e pessoal.
Talvez, em alguns casos, é a relação de poder que obriga contabilistas a agirem em desacordo com as Leis e as Normas; vale dizer, em contrário à ética profissional. Um caso típico de conduta antiética foram os escândalos de Demonstrações Contábeis falsas e forjadas de bancos em vias de falência, justamenteelaboradas para encobrir este fato dos acionistas e da sociedade, que foram, inclusive, auditadas por grandes empresas de auditoria, que não receberam nenhuma alusão a possíveis indícios de fraudes.
Constatamos assim que profissionais antiéticos existem em todos os ambientes, porém a má conduta de poucos não pode desprestigiar toda uma categoria profissional. O ideal é agir de forma ética eprofissional, garantindo mais benefícios aos usuários de seus serviços.
Partindo desse pressuposto, o presente trabalho visa mostrar um pouco da ética nos negócios.


2 DESENVOLVIMENTO
Para entender um pouco sobre a atuação ética nos negócios o tema será apresentado abaixo em subtópicos.
2.1.Código de ética do contador.
O Código de Ética Profissional do contador tem por objetivo fixar a formapela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe.
O mesmo é relativamente pequeno, pois é formado por quatorze artigos, distribuídos em cinco capítulos. Esta simplicidade não significa baixa eficácia. Pelo contrário, justamente por isto atinge seu objetivo de ser um código de conduta de rápidaleitura e assimilação. Seria desnecessário incluir no código regras morais. É ele um direcionador, pois ao delinear os deveres, desvela também os direitos dos contabilistas em suas relações profissionais com seus pares e com seus clientes ou empregadores.
2.1.1 Três itens do capítulo II do Código de Ética do Contador Infringidos no caso Schincariol.
Analisando o caso Schincariol encontra-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plano de egocios
  • Da ética a ética
  • etica
  • Etica
  • Ética
  • Etica
  • Ética
  • ética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!