Ética no serviço social

Páginas: 12 (2768 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral.

Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. A moral é uma dimensão do comportamento humano. Ela existe desde omomento em que o homem se torna humano. Portanto, a moral é um código estabelecido entre as pessoas.

Em relação à ética, a moral é o seu objeto de estudo. A Moral é um produto do homem concreto, ser real e histórico, representando uma forma de regulação das relações dos indivíduos em uma dada comunidade. Deste modo, a moral é algo mutável que, ao longo do tempo, indica variedades relativas aosdiferentes modos de vida em sociedade.

Forti (2009) diz que a moral é um meio de regulação das relações dos homens entre si e destes com a comunidade, presente ao longo da História, com formas várias nos diferentes modos de sociedade.

Vásquez nos fala sobre comportamento humano prático – moral, ainda que sujeito a variação de uma época para outra e de uma sociedade para outra, remonta até aspróprias origens do homem ser social. Portanto, o homem não apenas julga ou avalia as decisões e os atos, como também toma como objeto de sua reflexão e de seu pensamento. Dá-se, assim, a passagem do plano da prática moral para o da teoria moral, ou, em outras palavras, sai da moral, efetiva, vivida para a moral reflexiva. É a partir dessa passagem que se verifica o início do pensamento filosófico.Logo, já estamos propriamente na esfera dos problemas teórico-morais ou éticos.

A ética é teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, o da moral, considerando, porém, na sua totalidade, diversidade e variedade; ela é a explicação daquilo que foi ou é, e não uma simples descrição; o valor da ética se encontra naquilo que explica e não nofato de prescrever ou recomendar com vistas à ação em situações concretas.

A ética poderá dizer, em geral, o que é um comportamento pautado por normas, ou em que consiste o fim, o bom, visado pelo comportamento moral, do qual faz parte o procedimento do indivíduo concreto ou de todos. A ética faz uma abordagem científica dos problemas morais, ela é teoria da ciência do comportamento moral doshomens em sociedade, ou seja, é a ciência de uma forma específica do comportamento humano, ela pode contribuir para fundamentar ou justificar uma certa forma de comportamento moral, tem como função fundamental explicar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando conceitos correspondentes. Ela não possui uma natureza eterna, visto que a ética é uma produção humana, sendo, destaforma, mutável. Assim como toda ciência, a ética produz e é produzida por teorias.

Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. A ética também não deve ser confundida com a Lei, embora com certa frequência alei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética.

Modernamente, a maioria das profissões têm o seu próprio código de éticaprofissional , que é um conjunto de normas de cumprimento obrigatório, derivadas da ética, freqüentemente incorporados à lei pública. Nesses casos, os princípios éticos passam a ter força de lei; note-se que, mesmo nos casos em que esses códigos não estão incorporados à lei, seu estudo tem alta probabilidade de exercer influência, por exemplo, em julgamentos nos quais se discutam fatos relativos à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Codigos de ética serviço social
  • ETICA PROFISSIONAL EM SERVICO SOCIAL
  • Etica profissional no serviço social
  • Ética serviços social
  • Etica aplicada ao serviço social
  • Etica e Serviço Social
  • Ética do Serviço Social
  • ética serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!