Ética no marketing

Páginas: 7 (1614 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
A Ética no Marketing

André Cauduro D'Angelo, é Graduado e Mestrando em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa são comportamento do consumidor, antropologia do consumo, macromarketing, marketing estratégico.

O presente texto aborda os questionamentos de ordem ética, envolvidos nas atividades que concerne a pratica do marketing.Historicamente, tais praticas estão envoltas em cenários de critica, onde tomando como base a literatura acadêmica relativa ao tema, podemos vislumbrar duas categorias do questionamento ético: a primeira referem-se às características do sistema capitalista, no qual diz respeito ao presumível estímulo materialista despertado pelo marketing; a segunda, de caráter mais prático, enfoca atividades demarketing como precificação, propaganda e vendas.
Essas categorias compartilham a multiplicidade de visões, no campo relativo à ética, sendo este um meio complexo que repousa na subjetividade, podendo assumir diferentes interpretações, que estão atreladas as circunstancias e percepções, tornando o consenso uma meta difícil de ser atingida. Sendo assim, os atores do marketing estão sujeitos ao que sepode denominar de zona de amoralidade, onde os termômetros passam a ser o mercado e a sociedade, que nesse caso irão julgar suas praticas.
Uma discussão recorrente nos meios acadêmicos e práticos de Administração, há quatro décadas, é em que consiste a ética nos negócios, aceitando os limites do certo e do errado e o que seria aceitável e inaceitável neste meio. Isto resultou na criação deinstituições que visam a estimular práticas mais éticas e socialmente responsáveis na iniciativa privada.
O Marketing é o cerne destas atividades empresariais, pois se relaciona diretamente com o mercado consumidor e empresarial, sendo alvo constante de debates e questionamentos de cunho ético e moral. São oriundos destes processos, códigos de éticas tais como o da Associação Americana de Marketing(AMA), composto por profissionais e acadêmicos de marketing de todo o mundo e no Brasil, o do Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária), esses códigos estabelecem normas aos profissionais desta área.
A matriz de todo o questionamento ético e moral repousam no modelo do sistema capitalista, onde a consolidação da sociedade de consumo fortaleceu ainda mais a analise criticadestes paradigmas.
O Marketing, está associado diretamente as praticas de condução de um negocio, praticas que validam o sistema capitalista. Nesta conjuntura a relação entre empresas e clientes apresenta adversidade, em que os objetivos das duas partes nem sempre coincidem. A relação de poder também é desigual, pela falta de informações para embasar as decisões dos consumidores, o poder maiorsobressai para as empresas.
As questões abordadas refletem episódios em que o impacto das ações de marketing ocorre em nível micro (o consumidor) e macro (a sociedade).
Segundo John F. Gaski (1999, p. 330) “o que tem sido apresentado como questões éticas no marketing são, na realidade, nada mais do que questões legais e econômicas”. Admitindo, entretanto, que o conceito de marketing prevê “aconsecução dos próprios interesses através do atendimento dos interesses dos outros” e que a lei representa “o melhor consenso da sociedade”.
A reciprocidade tem papel fundamental no marketing, sendo necessário conhecer o lado dos vendedores e dos compradores, o comportamento ético dos consumidores desponta como uma das áreas de investigação mais promissoras dentro da pesquisa da ética no marketing.Os consumidores e a sociedade passaram a influenciar a ética nas relações de consumo. Os primeiros tornaram-se mais exigentes quanto à ética nas práticas das empresas, com maior entendimento do direito do consumidor atrelado a outros fatores, resultou em um consumidor disposto a punir as empresas de comportamentos antiéticos.
Outro fator importante reporta-se a cultura local que se destacou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ÉTICA NO MARKETING
  • Ética em marketing
  • A ÉTICA NO MARKETING
  • A ética no marketing
  • Etica no Marketing
  • etica no marketing
  • Ética em marketing
  • Ética no marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!