Ética no ensino à distância

Páginas: 9 (2213 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
ÉTICA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA






1. RESUMO


A educação a distância vem crescendo rapidamente em todo o mundo. Incentivados pelas possibilidades decorrentes das novas tecnologias da informação e das comunicações, cada vez mais cidadãos e instituições vêem nessa forma de educação um meio de democratizar o acesso ao conhecimento e de expandir oportunidades de aprendizagem ao longoda vida. Este trabalho vem apresentar algumas reflexões e análises sobre a responsabilidade ética no ensino a distância, tanto do educador como do educando. Sabe-se que o papel fundamental da ética é formar humanos capazes de viver com plena consciência de que existem na sociedade normas que lhes são propostas, e que estas existem para o bem comum da comunidade. E é pela educação que estaremosconstruindo uma sociedade livre, justa, formando cidadãos comprometidos com as transformações da nossa história, buscando um novo tempo onde a justiça, verdade e amor serão as bases de uma vivência social equilibrada.





PALAVRAS-CHAVE: Ensino a distância, Educação a distância, ética, democracia.



2. DESENVOLVIMENTO


Em tempos de comunicação instantânea, o uso de tecnologiaspermite percepções humanas intensas, derrubando conceitos e definições de tempo e espaço. Nesses tempos, o comunicar a distância alcança níveis de interatividade e relacionamentos humanos tão altos quanto o que sentimos quando conversamos com alguém em modo presencial ou quando participamos de uma atividade educacional em sala de aula. Assim, se poderia deixar de associar essas tecnologias, emespecial aquelas associadas às redes de computadores, a uma crescente demanda educacional pelo processo “à distância”. Sabe-se que os processos educacionais estão ligados às formas de comunicação adotadas no ambiente instrucional. Não se gera conhecimento sem que antes, de forma ativa e de mútua cooperação, se possa promover a comunicação bidirecional entre aprendiz e tutor. O diálogo, certamente, éum dos maiores beneficiários deste processo de busca sem fim de conhecimento. Este é, com certeza, um dos maiores legados que a chamada Era da Informação está permitindo ao processo educacional a distância: a revolução das comunicações e suas conseqüentes quebras de fronteiras nos relacionamentos interpessoais.


Entretanto, esquecer ou ignorar as deficiências que o processo “ensino adistância” apresenta não melhora nem ajuda no trabalho de convencimento dos descrentes deste modelo. Elas não são maiores e nem são diferentes das que existem no ensino presencial. Algumas dessas deficiências são observadas quando se tenta copiar os modelos pedagógicos vigentes do ensino presencial para o ensino a distância, principalmente àqueles realizados de forma totalmente online. Ao contrário,significa perpetuar ou extrapolar os mesmos erros do ensino presencial para além dos limites físicos da sala de aula.


Neste contexto, como proceder para alcançar um modelo adequado para o processo ensino-aprendizado neste novo modelo? Há espaço para se falar em ética na educação atual e em especial no ensino a distância? Analisando estas questões, discutindo formas adequadas à melhoriado modelo pedagógico para o ensino a distância, só faz acreditar que vale a pena esse esforço.


Pode-se definir educação a distância como uma atividade de ensino e aprendizado sem que haja proximidade física entre professor e alunos, em que a comunicação bidirecional entre os vários sujeitos do processo (professor, alunos, monitores, administração) seja realizada por meio de algumrecurso tecnológico intermediário, como cartas, textos impressos, televisão ou ambientes computacionais.

A introdução deste aparato tecnológico no dia a dia do professor é hoje uma realidade. O barateamento dos computadores pessoais, a disseminação do acesso à Internet e a constante inovação tecnológica trouxeram a tecnologia para dentro da sala de aula, possibilitando outros desenhos antes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educaçâo a distância e ensino a distância
  • Ensino a distancia
  • Ensino a Distância
  • Ensino a distância
  • Ensino á Distancia
  • ENSINO A DISTANCIA
  • ensino a distância
  • o ensino a distancia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!