ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

Páginas: 33 (8013 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
 
GASTÃO OCTÁVIO FRANCO DA LUZ











ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES.
Documento de Apoio a Módulo em Curso de Especialização em Administração Pública, ofertado pelo Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia/ICEET.











CASCAVEL
2013


EMENTA.
Os principais dilemas éticos nas organizações brasileiras. Ética, valores e moral. Mediação em conflitos éticos. Aimportância da ética na tomada de decisões e no modelo de gestão. A ética e a auto-realização no trabalho. Responsabilidade Social nos negócios: conceito e abrangência. A visão estratégica da Responsabilidade Social.




DINÂMICA SISTÊMICA DE ABORDAGEM DO PROGRAMA DE ENSINO.




1.0- ÉTICA E MORAL: BREVE INTRODUÇÃO.

1.1- PRESSUPOSTO.

Quando muda o olhar, muda tudo.
Sendo vidente,você precisou mudar o olhar para poder enxergar as duas personagens e, além disso, para poder perceber a jovem, por exemplo, foi necessário que deixasse de ver a velha senhora.
Então, para visualizar o todo, faz-se necessária a mudança do olhar.

CONSTATAÇÕES:
a- não temos todos a mesma prontidão para olharmos o mundo;
b- nossos históricos (genético e sócio-ambiental) nos determinam ver o mundopor meio de nossas metáforas, as quais, não necessariamente correspondem à realidade objetiva;
c- foi para evitar o caos social que criamos instituições (tribunais, parlamentos, cartórios, ...) e códigos de conduta (leis, declarações, constituições, ...), tendo em vista o bem comum.
Logo, salvo por absoluta ignorância, ninguém pode dizer “Eu não sabia”!

PRESSUPOSTO.
Talvez mais do quenunca, estejamos vivendo uma era de conflitos em termos éticos, morais e valorativos, na medida em que, pelo acirramento do fenômeno da globalização:
a- desaparecem os antigos princípios de conduta culturais/nacionais – há uma nova Ordem Mundial;
b- tudo que parecia sólido, se desmancha no ar;
c- frente a um mesmo cenário, as pessoas não enxergam os fatos do mesmo modo, o que nos remete a umasérie de crises, dentre as quais, a do olhar o mundo.


1.2- CONCEITUÁRIO BÁSICO.

A discussão ao redor desta temática, implica na necessidade de uma conceituação terminológica básica.
Assim, para a presente abordagem, estaremos pressupondo o significado de algumas palavras-chave, nas seguintes acepções:

1. AMORAL (do lat. a = não + mores = relativo aos costumes) - aquele que não tem acapacidade de decidir, julgar e avaliar. Daí que, uma criança, ou uma pessoa senil, são ditos incapazes. O que é moralmente neutro, que não leva em consideração preceitos morais; o que é estranho à moral. Ex: as leis da Natureza e a Ciência. (HOUAISS, 2011).

2. BIOÉTICA (do gr. bio = vida + êthiké < ethos < lat, ethica = costumes = relativo aos costumes) – é a conjugação transdisciplinar entreCiências (Biológicas e da Saúde), Filosofia, Direito e Tecnologia, que investiga e determina os parâmetros das tomadas de decisão relativas à Vida, aos meios e aos ambientes, na Terra e para além dela.

3. CÓDIGO DE ÉTICA é um documento de construção coletiva que contém diretrizes que orientam as pessoas quanto às posturas e atitudes ideais e aceitas pela sociedade com um todo e/ou por uma organizaçãoem particular, enquadrando os participantes em uma conduta politicamente correta que a entidade, ou uma profissão, quer ocupar, tendo por parâmetro uma concepção de humanização das relações. Um Código de Ética deve também estar em acordo com os interesses, lutas e anseios da comunidade beneficiada pelos serviços a serem prestados pelos profissionais sobre os quais o mesmo tem efeito.

4.COMISSÃO DE ÉTICA. É uma equipe institucional pluridisciplinar e com representação de gêneros, que tem em vista a: melhoria de serviços, frente ao estabelecido e ao novo consagrado como relevante pela expertise; correção de erros, omissões, desvios ou abusos na prestação dos serviços; apuração de atos de improbidade e de ilícitos administrativos; prevenção e correção de atos e procedimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica nas organizações
  • Ética nas organizações
  • Etica Nas Organizações
  • Ética nas organizações
  • Ética nas organizações
  • ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
  • ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
  • Ética nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!