Ética na segurança publica

Páginas: 22 (5364 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2012
ÉTICA PROFISSIONAL: ÉTICA NA SEGURANÇA PÚBLICA
BUENO, Kátia Regina Queiroz
KALIBERDA, Maurício
CAMILO, Irene

RESUMO
Esta pesquisa foi elaborada com ênfase no comportamento ético dos agentes de segurança pública em geral; com o público alvo que necessita desse serviço. Tendo como objetivo buscar entender se na prestação desse serviço a conduta ética é empregado, quando as policias entram emcontato com a sociedade. Mediante as diversas manifestações da sociedade descontente com a atuação policial de hoje, como denuncias de corrupção, de violência física ou mental, truculência e abusos de autoridade, direcionamos como objetivo específico tentar identificar esses desvios de conduta, além de verificar se existem normas de conduta e Leis que validam a atuação policial e fiscalizamquando em suas atribuições cometem desvios ou abuso da autoridade que lhes é conferida por Lei.Chegado ao entendimento que cabe a todos os envolvidos; governantes,sociedade,instituições policiais e aos próprios agentes de segurança pública fortalecer a crença da conduta ética profissional em busca de um serviço baseado no respeito aos direitos e garantias de cada cidadão.
Palavras – chave: Condutaética, Ética na Segurança Pública, Atuação Policial.

INTRODUÇÃO

Segundo definição de Reale (1999), “ética é a ciência normativa dos comportamentos humanos”. Maximiano (1974), define como “a disciplina ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação das pessoas e organizações, é a disciplina que dispõe sobre o comportamento adequado e meios de implementá-lo, levando em consideraçãoos entendimentos presentes na sociedade ou grupos”. Ética e moral não devem ser confundidas, mas ambas estão interligadas na vida do ser humano.
Segundo Aristóteles, a grande função social do homem de Estado, versa em fazer de seus concidadãos, homens de bem, cumpridores das leis, e de nada adianta as normas éticas, que não terão vigor nem vigência, se não estiver viva na consciência das pessoase que estejam dispostas a viver eticamente, pois nem sempre o cidadão que seja cumpridor das leis, é necessariamente um sujeito ético. Em uma palavra: nossas disposições morais nascem de atividades semelhantes a elas. É por esta razão que devemos atentar para a qualidade dos atos que praticamos, pois nossas disposições morais correspondem ás diferenças entre nossas atividades.
Este artigo temcomo objetivo geral demonstrar a conduta desses profissionais de segurança pública e se existe esta observação dos princípios éticos e de legalidade na sua atuação junto a sociedade. Analisar o que ocorre quando essas normas não são cumpridas. Além de identificar a percepção dos próprios agentes e da sociedade, se tais padrões são aplicados e notados. Escolhemos o tema, Ética, na forma de mostrarcom mais proximidade as atribuições dos profissionais de segurança publica, com foco no trato e conduta no contato direto com o cidadão que necessitar da presença policial seja em seu socorro ou para manutenção da ordem pública.

2 MATERIAL E MÉTODOS
Através de entrevistas e ou formulários aplicados para profissionais de segurança pública nas diversas áreas existentes em unidadesoperacionais de Curitiba-PR, como também para membros da sociedade, cidadãos comuns, não ligados diretamente com o serviço de segurança publica (como comércios, estudantes, profissionais da educação, e populares) colhemos dados para nos apoiar nesta pesquisa. As pessoas escolhidas a partir de dezesseis anos de idade e de ambos os sexos, que receberam o formulário, aceitaram de livre e espontânea vontaderesponder e colaborar com a pesquisa, sendo preservado e garantido anonimato e sigilo. Além de estudos com embasamentos éticos de conduta ou comportamento, regimentos legais e ou convencionados, artigos e outros materiais sobre o assunto, consideramos uma amostra desses formulários para entendermos melhor sobre a conduta ética dos policiais no exercício de suas funções.

3 APRESENTAÇÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética, Direitos Humanos e Profissionais de Segurança Pública
  • A ética cristã diante da má segurança pública
  • Segurança Pública
  • segurança pública
  • Segurança Pública
  • Segurança Publica
  • Segurança Pública
  • segurança publica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!