Ética na publicidade

Páginas: 18 (4309 palavras) Publicado: 9 de maio de 2011
FACULDADE DE ECONOMIA
UNIVERSIDADE DO ALGARVE
Mestrado em Marketing
Ano lectivo 2009/2010

ÉTICA NA PUBLICIDADE

Liziany Batista Bernardino

Faro
2009

FACULDADE DE ECONOMIA
UNIVERSIDADE DO ALGARVE
Mestrado em Marketing
Ano lectivo 2009/2010

ÉTICA NA PUBLICIDADE

Trabalho apresentado ao Professor DoutorLuiz Montanheiro como avaliação da disciplina Ética e Comportamento, ministrada no Curso de Mestrado em Marketing da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, ano lectivo 2009/2010.

Faro
2009

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO …………………………………………………………………………………………………. 04

CAPÍTULO I –
A ÉTICA NO COMPORTAMENTO HUMANO …………………………………………. 06

1.1 Ética espelho daalma …………………………………………………………………. . 06

1.2 Os Princípios éticos ……………………………………………………………………… 06

1.2.1 Teorias Teológicas ………………………………………….................................... 07

1.2.2 Teorias Deontológicas ............................................................................................. 08

CAPÍTULO II –
ÉTICA NA PUBLICIDADE ………………………………………………………………. 09

2.1A arte de persuadir ……………………………………………………………………... 09

2.2 As influências do consumo ………………....................................................................... 10

2.3 A publicidade e o alvo “a criança” …………………………………………………….. 11

2.3.1 As consequências causadas pela publicidade infantil …………………………….. 11

2.4 A publicidade com coerência e regularizada ………………………………………….. 12CONCLUSÃO ………………………………………………………………………………. 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS …………………………………………………….. 20

Introdução

Actualmente, a publicidade tornou-se um negócio de grande importância, tanto pelo seu desenvolvimento económico, quanto pela sua poderosa forma de persuadir e moldar atitudes e comportamentos das pessoas em todo o mundo. Apesar de ela possuir um poderoso instrumento decomunicação, a sociedade tem direito de receber uma mensagem baseada na verdade, na liberdade de expressão, na justiça, na ética e nos princípios morais sociais[1]. A publicidade na sociedade, hoje, influência directamente as pessoas e suas maneiras de compreenderem a vida, de verem o mundo e suas próprias existências, especialmente no que diz respeito às suas motivações, à capacidade de escolha e decomportamento.

Dentro de um contexto ético e moral, a capacidade de diferenciar o bem e o mal, o certo e o errado, aspectos inerentes do ser humano, é também um conhecimento próprio de “ser ético”. Com isso, é capaz de avaliar os valores que se tornaram deveres adicionados em cada cultura. O papel que a publicidade desempenha na sociedade e a repercussão das mensagens publicitárias na mente dosconsumidores é muito forte, em particular dos menos favorecidos socialmente e principalmente crianças, ambos com percepções críticas muito frágeis e sem as mínimas condições de reconhecer o componente ético em determinada situações.

O tema de discurso nesse trabalho, seguirá por uma direcção, onde, num primeiro momento discutiremos valores éticos/morais relacionados com as teoriasteológicas e deontologia e suas importâncias no mundo contemporâneo. Depois, iremos inserir a publicidade dentro desses valores da comunicação social. Na sociedade temos leis que regem e protegem os indivíduos de qualquer dano físico e moral, que são os códigos de defesa dos consumidores, no meio publicitário também não é diferente, as peças e actividades publicitárias seguem princípios de legalidade,assim, adoptam normas éticas específicas, respeitando códigos de auto-regulação publicitária. A relação empresa/produto ou serviço/consumidor/publicidade deverá sempre ser de satisfação, e para que todas as partes obtenham sucesso nas suas acções, é necessário estar de acordo com as Leis. A ética compreende a vida humana, e está directamente relacionada a ela. Quando tratamos a publicidade com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica na publicidade
  • Etica e publicidade
  • ÉTICA NA PUBLICIDADE
  • Etica na publicidade
  • ética na publicidade
  • ética e publicidade
  • A ETICA NA PUBLICIDADE
  • Publicidade na advocacia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!