Ética na Psicologia

Páginas: 5 (1227 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Ética em Psicologia
Ética na origem

Do Grego as palavras Éthos e Êthos eram complementares entre si.

Éthos se liga à filosofia moral
Êthos se liga à ciência dos costumes

Ética denota as relações do sujeito consigo mesmo, com os outros e com o mundo.

Não existe ética sem atribuição de valor.

Ética Geral e Específica
O mapa de um local deve conter as grandes vias bem demarcadas,e sinalizações sobre as pequenas ruas e becos. Mas dificilmente explicitam os meandros, as tipicidades ou o cotidiano dos locais que tenta descrever.
Assim ocorre com a ética em psicologia.
O Código de Ética age num Duplo movimento
Princípios gerais e básicos fundamentam e ajudam a operacionalizar o desejo. Trata do ideal que deveria moldar a realidade.
Apresenta a realidade, sugere normas queexplicitam situações profissionais indicando caminhos como soluções de problemas.
Relativização e Diferenças
As práticas da Psicologia como ciência, por muito tempo voltadas para a concepção universal do sujeito, hoje, dentro e fora do sistema conselhos, têm sido discutidas a respeito de sua relativização, pois, se não pensarmos as questões das diferenças culturais, políticas, sexuais,sociais, étnicas, religiosas ou geográficas, isto é, a diversidade de possibilidades de expressão do sujeito, tomamos a Psicologia numa perspectiva essencialista e biológica que pode ser perpetuada através dos tempos.
A psicologia tenta partir de uma concepção individual e universal para a valorização das diferenças sociais, culturais, econômicas, étnicas, sexuais, entre outras que compõem adiversidade de nossos campos de atuação.

Ética e Sexualidade
É vetado ao psicólogo induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
Como fica a questão da “cura” de homossexuais por psicólogos protestantes?
Sexualidade
Um conjunto heterogêneo, comportando discursos,instituições, conjuntos arquiteturais, decisões regulamentares, leis, medidas administrativas, enunciados científicos, proposições filosóficas, morais, filantrópicas, enfim: o dito como o não dito (...) o dispositivo, nele mesmo, é a rede que se pode estabelecer entre estes elementos. Michel Foucault
Ética e Mídia
Através da mídia engana-se em proveito de alguns e prejuízo de outros. Amanipulação ideológica é basicamente racional e emprega modos e estratégias em geral baseados em raciocínios, argumentações, mas fundamentalmente falsos.
A manipulação afetiva é sutil e complexa, pois faz uso de processos inconscientes ou semiconscientes onde o afeto e o sentimento predominam. Entre as principais técnicas psicológicas empregadas na manipulação afetiva, estão: a imitação, a sugestão, apersuasão, a pressão moral, a percepção subliminar, a reflexão, e os reflexos condicionados. “A propaganda dispensa as pessoas de terem que escolher, o que é perfeitamente humano e perfeitamente horrível” (Guareschi, Nunes & Tiellet, 1998)
Ética e Ato Médico
Risco ao cuidado integral a saúde.
Prejuízo da interdisciplinaridade e formação de equipes multiprofissionais
Privatização da Chefia deServiços em Saúde
Artigo 4º dispõe que o diagnóstico e qualquer prescrição terapêutica pertence somente ao médico.
Psicologia e Redução de Danos
Enquanto algumas abordagens já exigem abstinência antes mesmo de começar o tratamento, a redução de danos se propõe antes a escutar o usuário e o uso que ele faz das drogas e, partindo disso, agir reduzindo tanto quanto possível os eventuais prejuízos quevem sendo acarretados a esse indivíduo pelo uso indevido das drogas, bem como orientá-lo no sentido de fazer um uso menos prejudicial.
Coloca os usuários no lugar de cidadãos com direito à vida e à saúde, e estimula práticas de cuidado de si para que possam efetivamente tomar seus lugares no tecido social independentemente de uma adequação à moral hegemônica abstinente.
O código de ética...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ÉTICA EM PSICOLOGIA
  • Etica em Psicologia
  • Psicologia e Ética
  • Etica
  • Ética e psicologia
  • Ética em Psicologia
  • psicologia e ética
  • etica psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!