Ética na Grécia

Páginas: 14 (3297 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO - ATE
FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA
COORDENAÇÃO DE ENFERMAGEM
PROFESSOR Ms. DISRAELI REIS DA ROCHA FILHO
DISCIPLINA: ÉTICA E BIOÉTICA
TURMA: 15M2A










ÉTICA NA GRÉCIA ANTIGA









TERESINA – PIAUÍ
MAIO DE 2013













ÉTICA NA GRÉCIA ANTIGA

Relatório de pesquisa, apresentado ao Curso de Enfermagem, comorequisito para obtenção da terceira nota, na disciplina Ética e Bioética.
Professor: Disraeli Reis Da Rocha Filho













TERESINA - PIAUÍ
MAIO DE 2013
1 INTRODUÇÃO

A ética grega surge com a especulação dos filósofos sobre os costumes do seu tempo e das suas cidades, isto é, além das práticas habituais de conduta, também as crenças de caráter religiosas aí implicadas. János pré-socráticos, encontramos algumas reflexões com o intuito de descobrir as razões pelas quais os homens devem se comportar de determinada maneira. Mais do que isto, o discurso ético procura definir uma atitude reflexiva e racional para julgar as ações humanas (como exemplo, podemos citar Demócrito). Porém, há, em filosofia, um certo consenso no que diz respeito ao pensador maisrepresentativo do início da ética antiga. Desde Aristóteles até nossos dias, atribui-se à figura de Sócrates este papel. É claro que antes dele já houve quem falasse de normas de comportamento, como é o caso dos chamados pré-socráticos, assim como alguns autores trágicos e historiadores, sem esquecer os sofistas, contemporâneos de Sócrates. Porém, foi Sócrates quem delimitou o domínio do estudo que trata dasações humanas, definiu uma atitude reflexiva e crítica dos conceitos e argumentos necessários para a criação e desenvolvimento da ética como parte integrante da filosofia antiga. Isto é, Sócrates não foi quem inaugurou a reflexão ética, mas quem criou um estilo de pesquisa ética, analítica e argumentativa. Seu pensamento irá influenciar as novas escolas, mesmo após a sua morte, como é o caso doscínicos e dos cirenaicos e também das escolas helenísticas (epicurismo, ceticismo e estoicismo).
A filosofia ética da antigüidade se desenvolve por um período de mais de dez séculos. Tradicionalmente é dividido em três grandes momentos: os pré-socráticos; Sócrates, Platão e Aristóteles; e os helenistas. A rigor, nem todas as correntes de filosofia ética antiga podem ser encaixadas nesta divisão. Porexemplo, temos o caso de Pirron e seu discípulo Timon, pensadores do século III A. C., os quais trabalham com uma forma radical de ceticismo. Igualmente temos o caso dos filósofos injustamente chamados de "socráticos menores", que embora sejam contemporâneos de Platão, diferenciam-se tanto deste quanto de Aristóteles. Também cabe ressaltar que nem sempre havia consenso dentro destes grupos. Assim,Aristóteles faz severas criticas a Platão, e epicuristas, estoicistas e ceticistas não param de debater entre eles.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ÉTICA NOS PRÉ-SOCRÁTICOS

A literatura homérica nos deixou uma herança cultural considerável. No que diz respeito à ética, encontramos nos poemas de Homero o desenvolvimento de um modelo que tem por finalidade a procura do ideal heróico de afirmação desi. Aquiles ouve as recomendações do seu pai que lhe diz para "ser sempre o primeiro, o melhor e superior aos outros". A possessão da virtude é a medida das façanhas cumpridas. Esse ideal de afirmação de si que faz procurar o desafio e a competição é associado a uma ética da vergonha ou da honra. No poema de Hesíodo, Os trabalhos e os dias, encontramos o ideal de afirmação de si conjugado a umaética fundada sobre o constrangimento e a autolimitação. Em geral, podemos dizer que as grandes obras literárias gregas que tratam das reflexões éticas são anteriores ou contemporâneas a Sócrates. Porém, a essência da filosofia ética, como reflexão sobre a conduta humana, lhe é posterior.
Podemos constatar que os trabalhos dos pré-socráticos são muito mais preceitos de moralidade (como é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica e moral na grecia antiga
  • Etica na Grecia antiga
  • ética contemporânea e na grécia antiga
  • Ética: da grécia ao cristianismo
  • ética na grecia antiga
  • Conceito de Ética na Grécia
  • Ética na Grécia Clássica
  • Ética na Grécia Antiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!