Ética na fotografia

Páginas: 6 (1255 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
 Desde a publicação, na imprensa, da primeira ilustração a partir de uma fotografia – em 1842, das ruínas de um incêndio num dos bairros de Hamburgo, na Alemanha –, que a fidelidade de suas informações é questionada.

 As Ruínas de Hamburgo, foto de Carl Fiedrich Stelzner foi produzida em 1842e publicada na The Illustrated London News e é considerada a primeira foto jornalística, ao revelaras ruínas do incêndio que destruiu um bairro da cidade de Hamburgo, Alemanha

 The Illustrated London (1842) News foi a primeira revista européia a publicar fotografias.
 Foi pioneira na cobertura da guerra da Criméia (Inglaterra x Turquia, na região dos Balcãs – 1854/55). O fotógrafo era Roger Fenton. Edição semanal.

 Roger Fenton era inglês, trabalhava para o Museu Britânico e éconsiderado o primeiro repórter fotográfico da história do jornalismo.  As fotos pioneiras da Guerra da Criméia foram encomendadas por um empresário britânico, Thomaz Agnew, numa época em que a fotografia adquiria o status de documento da realidade (objetividade).  A guerra era vista como epopéia, como campo e oportunidade da conquista da honra e da criação de heróis.

Fenton levou a revelação ea ampliação da foto para o campo de batalha.

As fotografias de Fenton não mostram o horror, a morte, a dor. Os 300 negativos (que restam de 360) são imagens de soldados e oficiais, muitos sorridentes, posando para as fotos. Fenton revelava os filmes num quarto escuro montado numa carroça.

O surgimento da fotografia digital
 A fotografia digital tem sua origem no programa espacial norteamericano. As primeiras fotografias sem filme de que se tem registro retratam a superfície de Marte e foram capturadas por uma câmera de televisão acoplada na sonda Mariner 4, em 1965.

O surgimento da fotografia digital

O surgimento da fotografia digital

 O advento da tecnologia digital facilitou o trabalho de fotógrafos profissionais que passaram a editar e enviar as imagens num tempomuito menor. Seu uso barateou o custo para as empresas de comunicação, que deixaram de comprar filmes. Mas a discussão em torno da fidelidade das imagens com a realidade dos fatos não demorou a aparecer. No final dos anos oitenta e início dos anos noventa surgiram os primeiros casos de manipulação digital de imagens fotográficas na imprensa.

O surgimento da fotografia digital
 Em 1989, o ST.Louis Post-Dispatch, apagou uma lata de Diet Coke numa fotografia publicada. O argumento usado foi o de que não se deveria misturar publicidade com jornalismo.  No mesmo ano, a Newsweek publicou uma foto sobre o filme Rain Man em que os atores Tom Cruise e Dustin Hoffman aparecem conversando, apesar de terem sido fotografados separadamente.
 O Washington Post retirou uma atriz secundária de umafoto em que ela aparecia junto à atriz principal, Helen Hayes.

O surgimento da fotografia digital

O New York Newsday publicou a imagem das patinadoras Nancy Kerrigan e Tonya Harding, adversárias declaradas, aparentemente patinando juntas, fato que nunca chegou a acontecer.

Tratamento x Manipulação

O tratamento de uma fotografia constitui na melhora da qualidade de sua imagem. É ouso da tecnologia disponível para clarear pontos escuros, ressaltar a luz e até alterar a saturação das cores, tornando-as mais fortes ou esmaecidas, dependendo do que se quer transmitir. Quando se trata uma imagem, a intenção não é alterar o seu conteúdo, portanto, as informações que fazem parte do quadro não são modificadas.

Tratamento x Manipulação
Na intenção de realçar o contraste e ostons alaranjados do pôr do sol, a imagem foi “tratada”.

Tratamento x Manipulação

Na manipulação – no caso específico do fotojornalismo – existe interferência na realidade dos fatos. Elementos podem ser acrescentados ou excluídos, dependendo da intenção de quem a manipula. Neste caso, o real pode ser transformado em ficção. Ou seja, o que nunca existiu pode tomar forma, e o que estava...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ética na fotografia
  • Ética da fotografia the bang bang club- com biografías
  • fotografia
  • Fotografia
  • Fotografia
  • Fotografia
  • Fotografia
  • Fotografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!