Ética, moral e valores

Páginas: 6 (1374 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
Diferença entre ética e moral:
1. Ética é o principio, moral são aspectos de condutas especificas;
2. Ética é temporal, moral é temporária;
3. Ética é universal, moral é cultural;
4. Ética é a teoria e Moral é a prática
5. 5. Ética é teoria, moral é prática
 
A Ética é a “vida mora pensada”, pois, reflete criticamente o que a moral estabelece. A moral é o conjunto de regrasconcretas.
  
A ética é a disciplina filosófica onde refleti criticamente a moral, para assim por em pratica se for o correto.
A ética é importante por que respeita os outros e a dignidade humana, ética é o que todos temos só falta desenvolver e acreditar no bem, a ética nos orienta e nos ajuda para uma vida boa; Mas boa em que sentido? No sentido do bem, fazer o bem para com as pessoas,ajudar, orientar e pensar em outros e pensar neles também para podermos ser felizes, atingir a felicidade está também em atingir a felicidade do outro. A ética é praticada sem nenhum tipo de determinação vem de dentro, do consciente.

Valores: | Normas Morais: |
Verdade: | Não Mentirás |
Vida: | Não Matarás |
 
 
A Moral
 
Afinal o que é a moral? A moral é o conjunto de regras, normas de umasociedade ou região, é importante porque  há muitas pessoas que desrespeitam as leis e são de um instinto mal.
A Moral é importante por que não temos piloto automático e nossa sociedade é muito cruel. A moral é um conjunto de conduta, A moral é o ” TU DEVES”.
A Moral e a ética são temporais, ou seja, ao longo do tempo se vai modificando, evoluindo, por que estão abertos a novos conceitos ecriticas.
A moral não pensa na Liberdade e na dignidade do individuo, e a ética tem como ponto de partida esses dois valores.

A ética e a cidadania podem ser ensinadas?
A simples existência da moral em uma sociedade não significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discute, problematiza e interpreta os significados dos valores morais
NoOcidente, essa ética ou filosofia moral inicia-se com Sócrates, que perguntava aos atenienses o que eram os valores nos quais acreditavam e que respeitavam ao agir (coragem, justiça, amizade, bem, etc.). Essas perguntas terminavam sempre por revelar que os atenienses respondiam sem ter refletido sobre o que diziam, repetindo apenas o que lhes fora ensinado desde a infância. Ética e moral de umasociedade referem-se ao seu conjunto de costumes tradicionais e, como tais, são considerados valores e obrigações para a conduta de seus membros. Em Atenas, Sócrates indagava o que eram esses costumes da sociedade, de onde vinham, o que valiam.
Definindo melhor o campo das ações éticas, Aristóteles diz que as ações não são definidas apenas pela virtude e pela obrigação, mas pertencem também à parte darealidade na qual podemos deliberar e tomar decisões: não deliberamos ou decidimos sobre o necessário (eventos e leis da Natureza), pois é independente da ação humana; deliberamos e decidimos sobre tudo o que, para ser e acontecer, depende da vontade e da ação humana.

Assim, à consciência moral de Sócrates, Aristóteles acrescenta a vontade guiada pela razão (vontade racional) como outroelemento fundamental da vida ética. A vontade racional, a deliberação e a escolha dependem de uma virtude presente em todas as outras: a sabedoria prática (ou prudência).

O prudente é aquele que, em todas as situações, é capaz de julgar e avaliar qual a atitude e qual a ação que melhor realizarão a finalidade ética, ou seja, entre as várias escolhas possíveis, qual é a mais adequada para que osujeito seja virtuoso e realize o que é bom para si e para os outros.
Trazendo a discussão para o campo da Educação, o Prof. José Sérgio Carvalho (USP) lembra uma questão proposta por Sócrates: se a formação ética é possível, quem tem o direito a formar? Quem é o mestre nas qualidades de cidadão? Por outro lado, como nós, professores, poderíamos renunciar em formar nossos alunos para as virtudes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • valores etica e moral
  • Etica, moral,valor
  • Ética, valores e moral
  • moral, ética, virtudes,valores
  • Ética, Moral e Valores
  • – “MORAL, ÉTICA E VALORES”
  • Valores, ética e moral
  • Ética moral e valores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!