Ética,moral e lei, mapa conceitual

Páginas: 8 (1989 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
AMPUTAÇÕES TRAUMÁTICAS

É a retirada acidental de parte do corpo, que pode ser um dedo, um braço ou uma perna.

CONSIDERAÇÕES
Estes tipos de acidentes tem maior incidência no sexo masculino, com idade inferior a 50 anos mas é significativa nos jovens e crianças (The Global Lower Extremity Amputation Study Group, 2000; Schoppen et al, 2001), porque esta classe etária está mais exposta aacidentes de trabalho, desportivo (motorizado em particular), queimaduras e conflitos de guerra (Pedrinelli, 2001).
QUADRO CLÍNICO
O tratamento inicial deve ser rápido pela gravidade da lesão o controle da hemorragia é fundamental na primeira fase do tratamento e pela possibilidade de implante, o membro amputado deve ser preservado sempre que possível.
São lesões incapacitantes e mutilantes ealgumas vezes podem ameaçar a vida da vítima.
Existe uma tendência natural, ao espasmo e retração que explicam o menor sangramento nas amputações completas ou total, o segmento é totalmente separado do corpo . Nas amputações parciais o segmento está separado do corpo 50% ou mais e nos desenluvamentos a pele e tecido adiposo são descolados do tecido subjacente o sangramento é profuso.
Existem váriascomplicações decorrentes, tais como choque, sangramento, infecções, e outras complicações psicológicas decorrentes.
CONDUTA
1. Executar a avaliação rápida do traumatizado.
2. Abrir vias aéreas com manobra manual se necessário.
3. Assistir ventilação caso necessário com BMV e oxigênio se possivel.
4. Administrar oxigênio por máscara com reservatório 10 a 15 litros por/minuto.5. Monitorizar o paciente com cardioscópio, oxímetro de pulso e monitor.

P R O T O C O L O S D E T R A U M A
1. Controlar a hemorragia externa.
2. Utilizar o manguito do esfigmomanômetro como garrote se necessário.
3. Obter acesso venoso periférico com cateter calibroso se possivel.
4. Manter a pressão arterial sistólica entre 90 e 100 mmHg.
5. Transferir o paciente parao hospital de referência com prioridade.

CUIDADOS COM O SEGMENTO AMPUTADO |
1. LIMPAR O SEGMENTO AMPUTADO DA SUJEIRA GROSSEIRA SEM IMERGI-LO EM LÍQUIDO. 2. ENVOLVER A EXTREMIDADE EM GAZE SECA OU COMPRESSA LIMPA. 3. COLOCAR O MEMBRO AMPUTADO DENTRO DE UM SACO PLÁSTICO. 4. COLOCAR O SACO PLÁSTICO CONTENDO O SEGMENTO EM RECIPIENTE COM GELO OU ÁGUA GELADA. 5. NÃO PERMITIR QUE AEXTREMIDADE FIQUE EM CONTATO DIRETO COM GELO. 6. LEVAR O SEGMENTO AMPUTADO AO HOSPITAL DE REFERÊNCIA. 7. PRESERVAR SEMPRE QUE POSSÍVEL A EXTREMIDADE AMPUTADA, 8. PORÉM A MAIOR PRIORIDADE É A MANUTENÇÃO DA VIDA. |
INSUMOS NECESSÁRIOS - KIT
4 Pares Luvas;
1 Frasco SF0,9% 500ml;
1 Unidade Agulha 40/12;
1 Unidade Compressa;
2 Pacote Gazes estereis;
2 Unidade Saco plástico;
1 Frasco geladoAgua mineral 500ml ou gelo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Na amputação traumática quando um membro é amputado parcialmente, podem ainda existir partes de tecido mole para uma eventual reparação. Com o avanço da medicina os amputados podem, a longo prazo, recuperar-se significativamente, através dos novos modelos de próteses técnicas reparadoras e avanços nos cuidados emergenciais.
Alguns amputadosexperimentam o fenômeno do membro fantasma; eles sentem como se o membro ainda estivesse ali, experimentando inclusive dores e sensações anormais. Os cientistas acreditam que tem a ver com uma espécie de mapa neural que o cérebro tem do corpo, que manda informação ao restante do cérebro sobre a falta de conhecimento do membro sobre sua existência.
Em muitos casos, o membro fantasma ajuda na adaptaçãoda prótese, ao permitir que a pessoa experimente a propriocepção do membro protetizado.
QUEIMADURA
Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-vivas, urtigas), entre outros. Queimadura em 10% do corpo de uma criança ela corre sério risco, já em adulto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mapa conceitual etica moral e lei
  • Mapa conceitual sobre ética, moral e lei
  • Trabalho de mapa conceitual ética e moral
  • Etica mapa conceitual
  • mapa conceitual etica e cidadania
  • Etica Mapa Conceitual
  • Ética, moral e lei nas organizações
  • Ética e relações humanas no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!