Ética Moral Neolítico moral

Páginas: 6 (1450 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013



Ética
Moral
Neolítico moral














Carlos Ricardo












Moral
Moral vem do latim mos ou mores, “costume” ou “costumes” no sentido do conjunto de normas ou regras adquiridas por hábitos. A moral se refere, assim, ao comportamento adquirido ou modo de ser conquistado pelo homem.
A moral é uma forma de comportamento humano quecompreende tanto um aspecto normativo (regras de ação) quanto um aspecto fatual (atos que se conformam num sentido ou no outro com as normas mencionadas).
A moral é um fato social. Verifica-se somente na sociedade, em correspondência com necessidades sociais e cumprindo uma função social.
Ainda que a moral possua um caráter social, o indivíduo nela desempenha um papel essencial, porqueexige interiorização das normas e deveres em cada homem individual, sua adesão íntima ou reconhecimento interior das normas estabelecidas e sancionadas pela comunidade.
A moral é um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter históricoe social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal.






























Ética
Ética vem do grego ethos, que significa analogamente “modo de ser” ou “caráter” enquanto forma de vida também adquirida ou conquistada pelo homem.
A ética é a teoria ou ciência docomportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano.
A ética se ocupa de um objeto próprio: o setor da realidade humana que chamamos moral, constituído por um tipo peculiar de fatos ou atos humanos. Como ciência, a ética parte de certo tipo de fatos visando descobrir-lhes os princípios gerais.



Ética e moralEthos e mos, “caráter” e “costume”, assentam-se num modo de comportamento que não corresponde a uma disposição natural, mas que é adquirido ou conquistado por hábito. É precisamente esse caráter não natural da maneira de ser do homem que, na Antiguidade, lhe confere sua dimensão moral.





























Neolítico moral
Descompasso entre a evoluçãoética e a evolução tecnológica.
O homem pode ser o pior inimigo de si mesmo.
Na visão de Jacks, o erro está em imaginar que o progresso moral está avançado quando na verdade, está ainda muito mais próximo do seu início do que do seu fim.
“Do ponto de vista moral, nós vivemos ainda na era neolítica, quer dizer, não somos completamente rudes e, no entanto, ainda não deixamospara trás o estágio da maior rusticidade de modo a justificar qualquer celebração.”
Dizia Sócrates que a vida irrefletida não vale a pena ser vivida. Você meu amigo, um cidadão da grande poderosa e sabia cidade de Atenas, você não está envergonhado de se dedicar tanto á busca do máximo do dinheiro, honra reputação, e de cuidar tão pouco da sabedoria, da verdade e do maioraperfeiçoamento da alma, a qual você nunca considera nem presta qualquer atenção, pois eu não faço outra coisa exceto ir por aí, persuadindo a vocês todos, jovens e velhos, a não pensar em si próprios e em suas propriedades, mas primeiro e principalmente cuidar do máximo aprimoramento de suas almas .Eu lhes digo que a virtude não é dada pelo dinheiro, mas que da virtude vem o dinheiro e todos os outros bens dohomem, tanto públicos quanto privados[Apologia,29-30].
Rousseau dizia que o avanço da civilização provocou o retrocesso moral do homem. Ao longo de toda sua conturbada trajetória intelectual, ele insistiu na tecla de que, quanto mais progrediam e se sofisticavam a ciência, a tecnologia e a vida econômica, mais elas levavam a sociedade para longe da sua inocência e simplicidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é moral, ética e sujeito moral
  • ÉTICA, MORAL E SUJEITO MORAL
  • Ética, moral e valores morais
  • Filosofia Moral : Ética e Moral
  • Etica e moral
  • Moral e Ética
  • Etica e moral
  • Etica moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!