Ética, Moral, Cidadania e Direitos Humanos

Páginas: 13 (3043 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2013
INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA
CAMPUS – SÃO LUÍS – MONTE CASTELO
DIRETORIA DE ENSINO TÉCNICO – DETEC
DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA DO TRABALHO





ÉTICA, MORAL, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

ALUNAS:
AMANDA DE SOUSA DOS SANTOS
EVELYN DE MORAIS LASAK
LAYANA MARIA COELHO SANTOS
WALBENISE MARQUES DOS SANTOS

TURMA:117







SÃO LUÍS
2013
ÉTICA
O termo ética deriva dogrego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ela serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Nesse sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
A ética éconstruída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral sãoos costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. Enquanto a palavra “ética” vem do grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”; a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo a costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano aotentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
No sentido prático, a finalidade da ética e damoral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, estaatitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
A Ética em ambientes específicos
Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Nesse sentido, podemos citar: ética médica, ética empresarial, ética educacional,ética jornalística, ética profissional, etc.
Antiética
Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado antiético, assim como o ato praticado.
MORAL
Numa breve definição de moral, podemos dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. Como sabemos, aspráticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Do contrário, teríamos uma situação de caos, de luta de todos contra todos para o atendimento de nossas vontades.
Assim, moral tem a ver com os valores que regem a ação humana enquanto inserida na convivência social, tendoassim um caráter normativo. A moral diz respeito a uma consciência coletiva e a valores que são construídos por convenções, as quais são formuladas por uma consciência social, o que equivale dizer que são regras sancionadas pela sociedade, pelo grupo. Segundo Émile Durkheim, um dos pensadores responsáveis pela origem da Sociologia no final do século XIX, a consciência social é fruto da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética, direitos humanos e cidadania
  • Cidadania, ética e direitos humanos
  • Direitos Humanos Cidadania e Ética
  • Direitos Humanos Ética Profissional E Cidadania
  • Ética, educação, cidadania e direitos humanos
  • DEMOCRACIA, ÉTICA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
  • Ética, Cidadania e Direitos Humanos. UNISUL
  • Moral, Ética e Cidadania e os principais e mais importantes valores humanos.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!