ÉTICA GREGA E ÉTICA CRISTÃ MEDIEVAL

Páginas: 6 (1435 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
ÉTICA GREGA E ÉTICA CRISTÃ MEDIEVAL MEDIEVAL



1- CARACTERÍSTICAS E RELAÇÃO ENTRE O ETHOS, O SABER ÉTICO E A CIÊNCIA DA ÉTICA:


O ethos é um valor de identidade social, é o conjunto de hábitos e ações que visam o bem comum de um determinado grupo social ou comunidade. Só existe concretamente na práxis dos indivíduos. É um conjunto de costumes, hábitos,comportamento de um povo. A partir do ethos que constitui o saber ético (o conhecimento humano organizado) qual deixa de ser apenas vivido o agir humano e passa a ser pensado.
Já a passagem do saber ético para a ética passa a ser uma reflexão sistemática passa a ser um evento cultural notável e explicável. Em momentos de crise do ethos, este recebe uma nova expressão qual adotará uma nova forma delinguagem, a do Logus demonstrativo, ou da ciência. Com a entrada do domínio da razão o que era explicável pela particularidade do mito torna a ser explicável segundo as exigências da universalidade da razão. A ciência da ética tem por finalidade um saber normativo, indicativo e prescritivo do agir humano. Daí nasce um problema epistemológico para a ética, um saber no qual teoria e prática estejamarticulados entre si. É a existência da ética concreta e ordenada.
Tanto o ethos , como a saber ético e a ciência da ética visam a ordem e o bem a partir do agir humano, tem uma obrigação moral e buscam a auto realização do ser humano. Ambos se dirigem a um fim (o bem).










2- TRAÇOS BÁSICOS DA ÉTICA SOCRÁTICO - PLATONICA


Tem por objetivo buscar o beminterior, tendo em vista mostrar lhe o verdadeiro valor do homem: o bem da alma, por isso a importância de conhecer a si mesmo (conhece-te a ti mesmo). O homem sábio é necessariamente bom e o mal é necessariamente ignorante, doutrina da virtude. As categorias do saber ético parecem numa perspectiva da metafísica da ordem. O conceito de ordem implica no conceito de bem.


ÉTICA ARISTOTÉLICAAristóteles é o primeiro a tratar a ética como disciplina específica e distinta no corpo das ciências. Rejeita a teoria das idéias de Platão e divide os saberes em teórico, prático e poiético. Faz relação do ser e objeto, afirmando que o ser se modifica ou não conforme sua relação com o objeto (o fim é a perfeição do objeto contemplado ou fabricado). A ética é a ciência dos bens da vida humana,de sua ordenação segundo o grau de perfeição que lhe compete, portanto na ética se investiga não o que é em si a virtude, mas como nos tornamos bons praticando a virtude.


SEMELHANÇAS ENTRE ÉTICA SOCRÁTICO-PLATONICA E ÉTICA ARISTOTÉLICA

- Investigam no logos como devemos viver;
- Ética vinculada á vida política (polis);
- Buscam o bem interior.



DIFERENÇAS ENTRE ÉTICASOCRÁTICO-PLATONICA E ÉTICA ARISTOTÉLICA


ÉTICA PLATONICA:

- O saber ético se da numa perspectiva da metafísica da ordem, qual o conceito de ordem implica no conceito de bem;
- Na ética se investiga o que é virtude em si;
- Ética da virtude (o homem sábio é necessariamente bom e o ignorante é necessariamente mau.


ÉTICA ARISTOTÉLICA:

- Rejeita a teoria das ideias de Platão;
-Divide os saberes emteórico, prático e poiético;
- Investiga como nos tornamos bons praticando a virtude;
- Ética é a ciência dos bens da vida humanna.









3 - CARACTERÍSTICAS DISTINTAS ENTRE O EPICURISMO E O ESTOÍCISMO:

Epicurismo é uma ética hedonista, isto é, uma explicação da moral como busca de felicidade entendida como prazer, que constitui o bem supremo. Epicuro acreditava que ohomem necessitava de liberdade, amizade e tempo para meditar, ou, seja o prazer estaria ligado á ausência de aflições como a dor, o prazer constitui o bem supremo, o objetivo da vida é a felicidade. A plenitude da vida é quando se abandona todas as paixões terrenas. Enquanto o estoicismo preconizava a indiferença, e o que constitui o bem supremo é a virtude, ou, seja o homem sábio obedece à lei...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética Cristã Medieval
  • Ética Medieval Cristã
  • ÉTICA CRISTÃ MEDIEVAL
  • Ética Cristã e ética para Kant
  • Etica Crista
  • Ética Cristã
  • etica crista
  • ÉTICA CRISTÃ

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!