Ética globalizada & Sociedade de consumo (Resumo)

Páginas: 14 (3277 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
1. O velho vestido de novo

O Velho Processo
- Por causa dos avanços científicos e tecnológicos que começaram a surgir no século XIII, especialmente a bússola, o mundo pode então ser capaz de se globalizar.
- A globalização é algo antigo, diferente do que muitos pensam. Ela surgiu no século XVI, quando os portugueses puderam fazer grandes viagens ao redor do mundo com suas novas caravelas,mais potentes e capazes que as anteriores.
- Depois que o Brasil foi descoberto, ele passou a ser o centro das disputas, por causa da sua terra repleta de riquezas. O Brasil esteve a mercê dos colonizadores nessa época.

Progresso x solidariedade
- Hoje em dia, a tecnologia evoluiu de tal forma que as notícias, a mercadoria e as ideias chegam em todo o mundo quase que simultâneamente. Asmudanças são tão rápidas, que a língua portuguesa mal consegue acompanhar e temos que usar até mesmo expressões estrangeiras para nomear os novos objetos e expressões.
- Esse “progresso” todo mudou muito a mentalidade das pessoas, a moral e as ideologias de antigamente não existem mais. A qualidade de vida ficou pior. A violência, as drogas e o desemprego passam a ficar cada vez mais presentes.
- Na erada informática (vulgarmente chamada), a sociedade foi alienada. Nos importamos mais com o “ter” do que com o “ser”, ou seja, nos importamos mais com o valor material das coisas do que com o valor ético e moral. Todo o mundo foi envolvido pela globalização, mas parece que depois disso, todos esquecerem o sentido da palavra solidariedade, pois é o dinheiro que fala mais alto no capitalismo.

OsTigres Asiáticos
- Pelo fato que as grandes fábricas produzem em alta escala, sabe-se que a mercadoria foi se barateando. Esse foi um dos aspectos positivos da globalização, pois os produtos ficaram mais acessíveis a classe pobre da população.
- As empresas multinacionais instalaram-se nos Tigres, pois lá a mão-de-obra e a matéria prima necessária custam um preço muito abaixo da média e tambémpor outras vantagens concedidas, como as leis de proteção ao meio ambiente facilitam ainda mais esse processo. Outro motivo é que depois da Guerra Fria, esses países não podiam se não cair nas mãos do capitalismo, eles precisavam abrir mão de muitas coisas e aderir a globalização se quisessem sobreviver nesse novo mundo.

Mão-de-obra infantil
- A mão-de-obra infantil é explorada principalmentenos países pobres, mas isso não quer dizer que essa exploração também não acontece em países emergentes ou ricos.
- Multinacionais terceirizam a mão-de-obra principalmente na América Central, na África e na Ásia, lá os trabalhadores (crianças ou não) recebem um salário miserável, mas a questão é: para os trabalhadores, isso não é ruim, pois é melhor ser explorado do que não ter trabalho nenhum. Amiséria é tanta, que as coisas acabam chegando nessa situação crítica.

Benefícios trabalhistas x tradição cultural
- Há tradições culturais de diversos países que fazem o governo se sentir desobrigado a cobrir alguns direitos a sociedade.
- Um exemplo é que em boa parte da Ásia, os filhos têm a obrigação moral de ajudar os pais na velhice, por isso o governo não oferece aposentadoria à eles.Quem não tem filhos ou perdeu algum, fica prejudicado nessa história. Se o governo fosse justo, tendo filhos ou não, os cidadões, após trabalharem por toda sua vida, poderiam descansar tranquilos na velhice.

Nova forma, velha função, mesmo conteúdo
- O objetivo de melhorar os meios de comunicação, transporte e comercialização é o mesmo, mas suas fórmulas mudaram, elas evoluíram.
- Os meios detransporte em massa: hoje em dia transportar pessoas ou mercadorias está muito mais fácil com os trens, os navios e os aviões, cada vez mais rápidos, eficiêntes e seguros. O problema é que o poder que eles geram esta novamente na mão das multinacionais e dos grandes grupos. Essa facilidade toda não foi democratizada aos pobres.
- Um processo crescente de dominação: até 1950, o principal meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Do Livro Sociedade De Consumo
  • A Sociedade De Consumo Resumo
  • Resumo conversando sobre ética e sociedade
  • Resumo
  • Sociedade Globalizada
  • Resumo Conversando Sobre Ética e Sociedade
  • Meios de comunicação dentro da sociedade de consumo-resumo
  • Resumo Sociedade de Consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!