Ética - fundamentos sócio-históricos

Páginas: 6 (1353 palavras) Publicado: 12 de março de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
Keila J. Almeida Gomes

FICHAMENTO

A Arte da Guerra

Em relação à avaliação.
Sun Tzu disse: a guerra é de vital importância para o Estado; é o domínio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivência ou a perda do Império: é preciso manejá-la bem. Não refletir seriamente sobre tudo o que lhe concerne é dar prova de uma culpávelindiferença no que diz respeito à conservação ou à perda do que nos é mais querido; e isso não deve ocorrer entre nós.
Existem cinco fatores fundamentais, e fazer comparações entre diversas condições dos contentores, com vistas a determinar o resultado da guerra.
O primeiro desses fatores é a doutrina; o segundo, o tempo, o terceiro, o terreno, o quarto, o mando e o quinto, a disciplina.
A doutrinasignifica aquilo que faz com que o povo esteja em harmonia com seu governante, de modo que o siga onde esse for, sem temer por suas vidas, nem de correr qualquer perigo.
O tempo significa o Ying e o Yang, a noite e o dia, o frio e o calor, dias ensolarados ou chuvosos e a mudança das estações.
O terreno implica as distâncias, e faz referência onde é fácil ou difícil deslocar-se, se é em campoaberto ou lugares estreitos, e isto influencia as possibilidades de sobrevivência.
O mando há de ter como qualidades: sabedoria, sinceridade, benevolência, coragem e disciplina.
Por último, a disciplina há de ser compreendida como a organização do exército, as graduações e classes entre os oficiais, a regulação das rotas de mantimentos, e a provisão de material militar ao exército.
Estes cincofatores fundamentais hão de ser conhecidos por cada general.
Mediante o estudo desses fatores, serás capaz de adivinhar qual dos dois grupos sairá vitorioso e qual será derrotado.
O general que siga meu conselho é certo que vencerá. Esse general há de ser mantido na liderança. Aquele que ignorar meus conselhos, certamente será derrotado.
O que o autor coloca é que existem formas de conhecermétodos, estratégias e fatores que levará um determinado governante a ser bom no que faz e governar com competência, sendo assim, independente de que lado está, fará de tudo para ter o domínio.
[...] Graças a este método, se pode examinar a situação, e o resultado aparece claramente.
O princípio das ações.
[...] ainda que estejas ganhando, se continuar por muito tempo, desanimará a tuas tropas eembotará tua espada. Se estás sitiando uma cidade, esgotarás tuas forças. se manténs teu exército durante muito tempo em campanha, teus mantimentos se esgotarão.
[...] Como se diz comumente, seja rápido como o trovão que retumba antes de que tenhas podido para tapar os ouvidos, veloz como o relâmpago que brilha antes de haver podido piscar.
Quando se transportam as provisões de muito longe,ocorre ruína por causa do alto custo. Nos mercados próximos ao exército, os preços das mercadorias aumentam. Portanto, as longas campanhas militares constituem uma ferida para o país [...].
Quando se esgotam os recursos, os impostos se arrecadam sob pressão. Quando o poder e os recursos se tenham esgotado, arruina- se o próprio pais. O povo é privado de grande parte de seus produtos, enquanto osgastos do governo para armamentos se elevam.
Nos trechos acima, destaco algumas ações cujo objetivo para o autor é mostrar a importância de saber agir em determinadas situações para que seu País não perca ou saia do controle com desvantagens e prejuízos.
[...] Portanto, sabemos que o que está à cabeça do exército está a cargo das vidas dos habitantes e da segurança da nação.
Sobre as proposiçõesda vitória e a derrota.
Como regra geral, é melhor conservar a um inimigo intato que destrui-lo. Captura seus soldados para conquistá-los e dominas seus chefes.
No trecho citado, entendo que é mais vantajoso dominar todos os grupos, classes, com a destruição delas não tem quem dominar ou manipular, portanto ele diz: [...] é melhor conservar a um inimigo intacto que destruí-lo [...]
[...] isto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética- fundamentos sócio-históricos
  • Ética fundamentos sócio historico
  • Ètica"fundamentos sócios
  • Questões do texto "os fundamentos sócio-históricos da ética"
  • Fundamentos sócio históricos
  • Fichamento do Texto Ética e Fundamentos Sócios – Históricos Maria Lucia S. Barroso
  • Etica fundamentos historicos
  • Fundamentos sócio históricos e políticos da educação de jovens e adultos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!