ÉTICA EMPRESARIAL e RESPONSABILIDADE SOCIAl

Páginas: 7 (1512 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
1. Quais as diferenças entre responsabilidade social e filantropia e quais seriam os benefícios no processo negocial obtidos por uma empresa que desenvolve programas de responsabilidade social?


A filantropia é uma ação social externa que a empresa realiza e/ou apoia, geralmente por meio de doações de recursos financeiros. Apresenta caráter assistencialista, sem nenhum vínculo com o negócioda empresa e não possui conexão ao planejamento estratégico organizacional. Por outro lado, a responsabilidade social é conceituada como práticas de gestão, ações sociais internas e externas que a empresa realiza, investe e/ou apoia para aproximar seu modelo de gestão de um modelo de gestão socialmente responsável, envolvendo um ou mais públicos que são impactados pela atividade da empresa. Ouseja, a responsabilidade social tem total vínculo com o negócio da empresa, caráter estratégico e é utilizada para benefícios fiscais.
Sendo assim, e com base no Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, instituição brasileira que se dedica a disseminar a prática da responsabilidade social empresarial, a diferença entre as duas é a de que, enquanto a responsabilidade social faz partedo planejamento estratégico, trata diretamente dos negócios da empresa e de como ela os conduz e é instrumento de gestão, a filantropia é apenas relação social da organização para com a comunidade.
A empresa que utiliza a responsabilidade social está agregando valor positivo às estratégias organizacionais e terá vários benefícios como a consolidação da relação com os cliente e fornecedores,reforço na visibilidade da marca, maior desempenho econômico e lucro. As pessoas preferem, como consumidores, comprar de organizações que praticam a responsabilidade social e contribuem com a sociedade, e do ponto de vista funcionários, trabalhar em empresas que também procuram atender aos interesses internos.



2. A defesa de valores éticos nos ambientes empresariais sugeria, no passado, a falsaideia de que haveria redução nos lucros deixando-a numa posição meramente coadjuvante ou secundária.
Pergunta-se: Quais os fatores e, ou ferramentas de gestão influenciaram e desmentiram essa ideia?


A ideia de que a ética e a defesa desses valores dentro das empresas não gera lucro ou pelo menos não contribui para que o lucro aumente é um pensamento do passado. As organizações da sociedadeatual utilizam valores éticos como diferencial competitivo e parte da estratégia com o objetivo de gerar lucro. Cada vez mais, as empresas estão empregando essa prática, pois se tornou uma exigência do mercado e as empresas que não aplicam a ética no contexto organizacional poderá não conseguir manter-se no mercado.
E como ferramenta de gestão que contribuiu para mudança de papel da ética naorganização pode-se dizer que a responsabilidade social é peça fundamental, pois ao mesmo tempo em que chama atenção para a consciência social, dar condições estratégica nos negócios, atrelando a marca a ética e potencializando uma maior probabilidade de o consumidor escolher a empresa na aquisição do produto ou serviço.
Sem dúvida, a responsabilidade social agrega valor ao processo de produção,pois se preocupa constantemente com a questão humana, social e ambiental. As estratégias de responsabilidade social corporativa colaboram positivamente para o alcance dos objetivos de Marketing empresarial, pois ajudam no crescimento da marca, faz com que haja uma diferenciação do produto, expandem nichos de mercado, aumenta o lucro e potencializa o desenvolvimento da empresa. Pode-se observarredução de custos através comportamentos socialmente responsáveis, aumento da qualidade de vida e bem-estar da sociedade, e um bom relacionamento com stakeholders.
Diante dos benefícios citados acima, podemos dizer que a ferramenta da responsabilidade social adotada pelas organizações fez com que a utilização da ética seja vista como um dos métodos para aumentar o lucro.






3....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica empresarial e responsabilidade social
  • ÉTICA EMPRESARIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL
  • Ética e Responsabilidade Social Empresarial
  • Ética e Responsabilidade Social no meio empresarial
  • Ética empresarial e a responsabilidade social e ambiental
  • GESTÃO DA ÉTICA E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
  • Responsabilidade Social, Ética Empresarial e Sustentabilidade Social
  • A importância da liderança, ética empresarial e responsabilidade social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!