Ética em finanças

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 9 de maio de 2012
ÉTICA EM FINANÇAS

Como podemos acomodar ética e finanças?

O que é ser ético do ponto de vista dos administradores empresariais dos acionistas, dos empregados, dos consumidores e dos legisladores?
Este artigo não tem a pretensão de responder perguntas e repostas, seu objetivo principal é aguçar e provocar o pensamento sobre esse assunto.
Até o final da idade média acreditava-se em umabsolutismo ético. Aristóteles acreditava que as pessoas buscavam o que era bom.. Para evitar o relativismo implícito em seu ponto de vista ele dividiu os desejos em naturais e adquiridos. Naturais eram sempre bons, não poderia haver erro ao desejá-los. O problema da construção genial de Aristóteles surge com os desejos adquiridos tudo para dependê-la do “bom julgamento moral diferenciação entre certoe errado”.
Aristóteles aponta três virtudes que devem ser cultivados para alcançá-lo. Ter perseverança. Coragem e justiça.
Possuindo tais virtudes o agente teria um comprometimento no sentido de que o que lhe conviesse fosse igualmente bom para os outros.
Emst Gilhrer (1995) ao abordar as diferenças de opiniões entre relativistas, fundamentalistas e aos que chama “puritanos do iluminismo”aponta o papel fundamental de tias diferença, em uma sociedade liberal por facilitar uma mistura de convicções e tolerância.
Santos (1991) diz que “... ao complicarmos o espaço ou dimensão da Ética, a predominância da social mais e mais se evidencia”.
Evidenciam-se também as feições seletivas ou até elididas da Ética Individual.
Este autor explica que todas abordagem da ética dever via uma dialéticahistórica que considere o caráter mutável e evolutivo dos valores.
Por outro lado, embora com valores distintos, é possível que um povo compreenda e respeite os valores dos outros.
A ética é criada, construída socialmente no coletivo. O problema da ética surge em função da dificuldade em definir-se bem e mal e da vida em grupo.
Simples “tudo que este individuo considerar bom para si, será bome, automaticamente ético”.
Membros compartilhando o mesmo espaço a existência de uma ética a ser seguida. A ética aqui representa uma restrição à liberdade individual, representa normas sociais em geral.
Para a sociedade hodierna, a ética comparativa tem cada vez maior importância, a multiplicidade uma homogeneização da dimensão ética do gênero humano seja impossível o que importa é que amaioria das sociedades há valores que estão de acordo com os da outra.
O processo da globalização de uma economia em cursos é com toda certeza um dos acontecimentos mais significativos dessa segunda metade de século. Não financeiros embora tendo sido os primeiros a se integrarem a nível global constituam até o momento o principal fator de risco para o processo.
As questões éticas permeiam todas asatividades humanas, mesmo porque os indivíduos sempre tem uma dimensão moral. A área financeira é reconhecida um território de mentes quantitativas, o tio de ambiente onde a melhor expressão da ars gratia artis é um polpudo saldo bancário. E esse ponto de vista é válido porque um financista que não ganha dinheiro, não é um bom acionista e ninguém irá querer que esse venha administrar algo.
Vivemosem uma sociedade capitalista e consumista, nada mais a dizer, com raras e, porque não dizer, belas, necessárias e comoventes exceções.(Madre Tereza)
As pesquisas cientificas de caráter ético em finanças não são exatamente comuns, a preocupação tem se concentrado bastante sobre a regulamentação do mercado de modo a lhe garantir um mínimo de credibilidade bem como em estabelecer limites de exposiçãopara os diversos agentes em função do risco sistêmico. Existe também um crescente interesse em avaliar o desempenho dos fundos e de investimento com preocupação humanitárias ou fundos éticos em contraste com outros fundos e com índices de mercado e em saber se atitudes éticas e/ ou socialmente responsáveis levadas a cabo pelas empresas são legitimadas dentro do conceito de maximização da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética em finanças
  • Ética e as finanças corporativas
  • A ética de virtude em finanças
  • financas
  • Finanças
  • Finanças
  • Finanças
  • Financas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!