Ética em cirurgia plástica

Páginas: 27 (6605 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2011
ÉTICA EM CIRURGIA PLÁSTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

GOIÂNIA, 2010.
1. HISTÓRIA, CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES DA CIRURGIA PLÁSTICA:

A palavra plástica vem do latim plasticus que deriva do grego plastikós e significa moldar, formar, plasmar, reparar.
A prática da cirurgia plástica é empregada desde a antiguidade, sendo inicialmente realizada na Índia e Egito. A rinoplastiafoi a primeira técnica cirúrgica praticada.
No século VIII a.C., Susrutha, um grande cirurgião hindu, iniciou a prática cirúrgica da rinoplastia. Os romanos também realizavam técnicas simples como reconstrução de orelhas.
No século V a.C., com o surgimento de Buda, na Índia, Lao Tsé e Confúcio, na China, com novos conceitos religiosos, filosóficos e humanitaristas, preconizando apreservação do corpo, sem alterações para a vida após a morte, a cirurgia declinou.
No século IV, o médico bizantino, Oribasius, escreveu uma enciclopédia médica chamada Synagogue Medicae, na qual havia descrição de procedimentos cirúrgicos e técnicas cirúrgicas que utilizavam retalhos para evitar distorção de características faciais e formas de suturas sem tensão. Oribasius foi uma grandeinfluência para a prática cirúrgica reparadora e estética.
Depois dos feitos de Oribasius a cirurgia plástica entrou em declínio, sendo novamente relatada em meados do século XV na Europa, com Heinrich von Pfolspeundt. Ele descreveu um processo para “fazer um novo nariz para aqueles que o falta por completo”. O processo ao qual ele se referia era o ato de se retirar um retalho de pele da porçãoposterior do braço e fazer um enxerto no local comprometido do nariz.
A Europa foi tomando gosto então pela “arte de reparar”. Gaspare Tagliacozzi, médico italiano que em 1587 publicou um livro descrevendo cientificamente a reconstrução de nariz. A denominação retalho significa que o transplante do braço
para a face mantinha, até a sua “pega”, uma conexão ou pedículo na áreadoadora, tendo sido necessário desenvolver-se um sistema de contenção e imobilização em que se mantinha por quatro a seis semanas o braço aproximado do nariz, em posição quase insuportável.
A cirurgia plástica foi ganhando popularidade especialmente no século XVIII, o motivo da crescente popularidade da cirurgia plástica foi a criação da anestesia cirúrgica, que tornou os procedimentos maisseguros e menos dolorosos. Tais cirurgias tornaram-se mais comuns nos séculos XIX e XX.
Diefenbach, em 1814; Warren, em 1840; Langenbeck e Billroth, em 1861 foram de extrema importância para o desenvolvimento da área. Em 1869, Reverdin publica sua tese, em que mostra a possibilidade de se transferir pele de uma região para outra (o chamado “enxerto livre”).
Um dos principais problemasenfrentados na época por tais pesquisadores foi a intervenção da Igreja. Ela afirmava que “tratava-se de atividade que ia além do limite dos atos humanos por reparar os desígnios de Deus”.
A cirurgia plástica teve fundamental importância com o inicio da Primeira Guerra Mundial. Como foram várias as pessoas deformadas houve requerimento de um tratamento cirúrgico especializado. O século XX foimarcado pela grande explosão da cirurgia plástica, que se converteu em interesse social e humanista.
No ano 1921, formou-se a Associação Norte-americana de Cirurgiões Plásticos (AAPS) e no ano 1931, fundou-se a Associação Norte-americana de Cirurgiões Plásticos e Reconstrutivos (ASPRS).
Foi após a Segunda Guerra Mundial que a plástica começou a adquirir status de especialidade médicaimportante, no ramo das reparações e no ramo da estética. Tiveram várias revistas e livros que detalhavam a pratica.
Na década de 70, os cirurgiões plásticos se converteram em uma das profissões médicas principais. Já nos anos 80 a cirurgia plástica se expandiu bastante chegando a todos os cantos do mundo.
Atualmente são várias as especialidades na área. O desenvolvimento de novas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cirurgia Plástica
  • Cirurgia Plástica
  • CIRURGIA PLASTICA
  • Cirurgia plastica
  • Cirurgia plástica
  • CIRURGIA PLASTICA
  • Cirurgia plástica.
  • cirurgias plasticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!