Ética, Educação e Experiência

Páginas: 21 (5050 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Vii Seminário de Pesquisa em Educação
Programa de Pós-graduação em educação
faculdade de ciências e tecnologia/ unesp
presidente prudente – sp – 07 a 09 de novembro de 2012


ÉTICA, EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE SEMIFORMAÇÃO SOCIALIZADA


RAMOS, Estéfani Dutra
estefani_du_ramos@hotmail.com

SILVA, Divino José da.
divino.js21@uol.com.br

Agência financiadora: FAPESPResumo
O objetivo de nosso projeto consiste em pensar o tema da experiência vinculado à educação enquanto espaço de formação para a aptidão à experiência. A importância de nossa investigação justifica-se pelo atual diagnóstico acerca do empobrecimento da experiência resultante do avanço da técnica e do capitalismo, que submeteu o homem a novas formas de dominação, impedindo-o de estabelecer umvínculo de sentido com a tradição e, portanto, tornando-o incapaz de narrar suas experiências. No âmbito da educação e da cultura, a técnica faz com que se predomine na formação um saber-fazer em contraposição ao saber-expressar e uma semiformação socializada dos sujeitos. Nesse sentido, nosso intuito é refletir acerca de uma pedagogia que possa educar para a experiência numa época marcada pelosdiscursos tecnológicos e por uma temporalidade que é regida pela lógica do mercado. Assim sendo, adotaremos como referencial teórico as obras de Adorno “Dialética do Esclarecimento”, e “Educação e Emancipação”; e de Benjamin, a obra “Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo”, além dos textos “Experiência e pobreza”, e “O narrador...”. Esses escritos filosóficos nos possibilitarão analisar anoção de experiência proposta pelos autores,o sentido do “empobrecimento de nossa experiência” no presente, sua relação com a semiformação, o sentido e os limites de uma educação ética para Adorno e, por fim, o diagnóstico de Benjamin e Adorno acerca do “empobrecimento da experiência” no presente e seus possíveis desdobramentos no âmbito da educação escolar. Trata-se de uma pesquisa teórica emFilosofia da Educação, a qual tem como referencial os conceitos de indústria cultural, semiformação, formação, experiência e emancipação.

Palavras-Chave: Experiência Formativa, Semiformação, Educação.

Introdução
A experiência é um tema recorrente em grande parte da História da Filosofia e poderíamos dizer que essa recorrência também se dá na História da Educação ou História da Idéias Pedagógicasno Ocidente, sobretudo, a partir da Modernidade. Parece ser razoável reconhecer que esse tema tem se constituído de fato um problema para a nossa contemporaneidade, em que alguns pensadores têm sido enfáticos no diagnóstico acerca do “empobrecimento da experiência”.
O filósofo Walter Benjamin escreveu na década de 1930 dois ensaios, “Experiência e pobreza” (1933) e “O narrador...” nos quaistraça um marcante diagnóstico acerca da desmoralização da experiência, produzida pelo avanço da técnica e do capitalismo, que submeteu o homem a novas formas de dominação, as quais o impedem de estabelecer um vínculo de sentido com a tradição. Assim, não haveria mais lugar para as narrativas tradicionais, expressas em histórias e provérbios, contadas pelos mais velhos aos mais jovens, as quaisconferiam sentido e unidade para a vida em comunidade.
Theodor Adorno também diagnosticou de diferentes formas o empobrecimento da nossa experiência no presente. Esse parece ser o tema, conforme salienta Safatle (2009), em torno do qual se move todo o pensamento de Adorno e que ganha expressão na discussão sobre a relação sujeito e objeto e seus desdobramentos para o campo da teoria do conhecimento, dateoria estética e da moral. No livro “Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos”, escrito com Horkheimer, os autores fazem uma genealogia histórica da relação entre sujeito e objeto e das formas de dominação dela decorrentes.
A repercussão dessa discussão sobre a experiência, ressalta Pagni e Gelamo (2010), chegou ao campo da educação e tem sido pensada de diferentes perspectivas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Experiência e Educação
  • Ética e Educação
  • Etica na Educação
  • Ética na educação
  • Etica e educação
  • Ética e educação
  • Ética na educação
  • Etica e educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!