Ética do Auditor Fiscal

Páginas: 6 (1345 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

FAMA

ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL







A ÉTICA DO AUDITOR FISCAL







MARÍLIA MILÉO FIGUEIRÓ CAMBRAIA
















MACAPÁ-AP, 31 DE JULHO DE 2011










A ÉTICA DO AUDITOR FISCAL

























MACAPÁ - AP
2011




TEMA:A ética do auditor fiscal.
DELIMITAÇÃO: O projeto tem como enfoque a abordagem da importância da ética do profissional na função de auditor fiscal.
PROBLEMATICA: Qual o impacto da falta de ética do auditor no exercício de suas funções?

HIPÓTESES:

O exercício da auditoria caracteriza-se como função do interesse público e, como tal, sujeito a princípios de ética profissional que o auditortem o dever de observar, cumprir e fazer cumprir fielmente, nas suas relações com o público em geral, os órgãos e as autoridades governamentais, as entidades de classe, a clientela e seus colegas de profissão;

O código de ética profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual devem conduzir os profissionais, quando no exercício da função de Auditor.


JUSTIFICATIVA

Otrabalho é importante para a sociedade, pois contribui no aperfeiçoamento da gestão, para isso sugere-se a utilização de mecanismos para aumentar a transparência, e o cumprimento da ética dentro do procedimento técnico de auditoria.
 É viável em termos de tempo e custo ao se realizar um diagnóstico preciso e sucinto dos acontecimentos gerais em relação ao comportamento antiético de profissionais daárea.
Responsabilizar o técnico não significa diminuir a consciência do profissional, mas exigir uma aplicação mais eficiente do código de ética, o que envolve a busca do entendimento de tal modo que o profissional tenha uma atitude exemplar no exercício da ética para praticar determinada tarefa ou atividade dentro das suas atribuições.
  A discussão sobre o tema contribui diretamente para atemática da Auditoria na sociedade. O enfoque abordado, no presente projeto de pesquisa é comumente visto em contextos sobre o tema e pode, portanto, constituir um importante elemento de reflexão para profissionais da área e da sociedade politicamente organizada.
OBJETIVOS
Geral
Apresentar considerações sobre a importância da ética do auditor fiscal.
Específicos

Levantar informações sobre aabordagem da importância da ética do auditor fiscal;

Descrever o ponto-de-vista do código de ética do profissional na área de auditoria.


EMBASAMENTO TEORICO

Auditoria é em um exame cuidadoso, sistemático e independente das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente,se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos (ALMEIDA, 1996, P. 77).
Não se pode falar de auditoria sem falar de ética, pois todo trabalho deve ser feito com compromisso e competência. O conflito de pareceres pode ocorrer, todavia no campo das práticas ou tecnologias que se apoiam em conhecimentos científicos, tende a rarear-se adiscórdia, embora ela não se elimine totalmente. 
  Um Código de Ética constitui um documento que engloba os valores e princípios que devem orientar o trabalho cotidiano dos auditores. A independência, as competências e as responsabilidades do auditor suscitam enormes exigências éticas. Um Código de Ética que trata dos deveres e normas morais dos auditores deve levar em conta tanto as exigências éticas dosfuncionários públicos em geral, como as exigências específicas dos auditores em particular, incluindo suas obrigações profissionais (ALMEIDA, 1996, p.87).
  Do ponto de vista ético, a opinião precisa de definição para que possa merecer crédito perante terceiros. A opinião do auditor deve obedecer a critérios puramente éticos se apoiando nas verdades científicas que os documentos lhe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • auditor fiscal
  • O AUDITOR FISCAL E A CONTABILIDADE FISCAL
  • Edital auditor fiscal
  • AUDITOR FISCAL MUNICIPAL
  • conteudo programatico auditor fiscal
  • Auditor e a etica profissional
  • ÉTICA E DEONTOLOGIA DO AUDITOR
  • EDITAL AUDITOR FISCAL PR 2012

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!