ÉTICA DO ADVOGADO

Páginas: 4 (991 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
ÉTICA DO ADVOGADO

O advogado, bem como em outras formações, inicia seus estudos com uma disciplina integrada ao seu currículo, tratando de assuntos referentes a ÈTICA. Disciplina esta, que sefaz necessária para ensinar, demonstrar ou até mesmo fazer adquirir conceitos e conhecimentos pertinentes e essenciais a sua vida profissional.
A ética tem como primazia moldar e/ou controlar aconduta do jurista, devendo este obedecer e seguir fielmente o Código de Ética e Disciplina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); vários são os artigos que atribuem deveres e obrigações para estes;cabendo ao profissional e sua consciência moral agir de acordo com a ética e a boa fé, principalmente para com seus clientes.
O artigo 1º do Código de Ética diz: O exercício da advocacia exige condutacompatível com os preceitos deste código, do Estatuto, do Regulamento Geral, dos Provimentos e com os demais princípios da moral individual, social e profissional. Utiliza a palavra exigir, o que seespera uma conduta digna, irrepreensível ao longo de sua carreira.
Segundo João Marcel Araújo de Souza “a ética e moral devem estar presentes e convivendo lado a lado do advogado”.
Muitos são osdeveres do advogado em sua relação com cliente, do artigo 8º ao 24 do Código de Ética se estabelece às orientações a serem seguidas, desde a transparente informação do andamento do processo e suasconseqüências advindas da demanda até a finalização deste.
Sempre agindo com paciência, nobreza, dignidade e competência, atitudes mínimas que deve ter um jurista, sem discriminar ou ter preconceitocom qualquer que seja seu constituinte.
Por faltas cometidas no exercício da profissão, o advogado está sujeito a responder processo disciplinar, sendo julgado pelo Tribunal de Ética e Disciplina daOAB, estando sujeito às sanções de censura, suspensão ou exclusão. Tais faltas, podem ser comunicadas por qualquer pessoa ou por clientes, juízes, membros do ministério público, oficiais ou delegados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etica do advogado
  • Ética do advogado
  • Ética do advogado
  • Etica do advogado
  • Etica do advogado
  • a ética do advogado
  • Ética do Advogado
  • Ética do Advogado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!