Ética,diversidade,direitos humanos

Páginas: 6 (1340 palavras) Publicado: 1 de maio de 2012
[pic]



















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS E DOS GRUPOS FRENTE À SOCIEDADE CAPITALISTA 4
2.2 A IMPORTÂNCIA DO DIREITO A DIVERSIDADE E DO ENFRENTAMENTO AO PRECONCEITO 5
2.3 análise DOPROCESSO HISTÓRICO CONSTITUTIVO DAS DIFERENÇAS étnico-raciais, sociais e econômicas do brasil a partir dos quilombolas 5
2.4 ANÁLISE SOBRE A DIVERSIDADE E DESIGUALDADE NA REGIÃO 6
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9




INTRODUÇÃO

Ética, Alteridade, Respeito e Diversidade são exemplos de valores essenciais para o entendimento em sociedade, haja vista o enorme multiculturalismoexistente em nosso país.
Assim, partindo desse referencial busca-se efetivar uma política pública que englobe grupos minoritários e etnias remanescentes.
Para assegurar embora com pouca profundidade uma assistência as comunidades “amparadas” pela Constituição Federal de 1988.
Entretanto, há um “entrave” que bloqueia de forma cirúrgica o acesso de algumascomunidades aos direitos que lhe são devidos pelo sistema de proteção social.
Gerando dessa forma indignação e revolta por parte desses grupos que vivem à margem da sociedade. Então, como resguardar uma Cidadania Plena num Estado Social de Direito numa perspectiva multicultural respeitando as diversidades? Em nosso país parece um tanto utópico, distante e inalcançável, devido à falsaconsciência acerca dos reais problemas culturais apresentados de forma fragmentada segundo as críticas.



DESENVOLVIMENTO


1 A FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS E DOS GRUPOS FRENTE À SOCIEDADE CAPITALISTA

Para entender o processo da formação dos indivíduos e grupos na sociedade capitalista antes é necessário conhecer um pouco sobre: Ética, Diversidade, Alteridade e suas definições.Segundo o dicionário Michaelis ética é parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base a filosofia pratica.
Do ponto de vista da filosofia, a ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
A diversidade é um conceito amplo, com aplicação em diferentescampos do Conhecimento.
Humano, a diversidade de opiniões ou pontos de vista sobre certo assunto; no campo da Antropologia Cultural, a diversidade de hábitos, costumes, comportamento, crenças e valores, e a aceitação da diferença no outro (chamada de alteridade) no campo da Psicologia, as idéias de heterogeneidade e de singularidade.
Ter consciência da existência e danecessidade do outro, ser capaz de apreender o outro na plenitude de sua dignidade, dos seus direitos, .sobretudo, da sua diferença, pode-se definir como alteridade.
Partindo desses princípios a formação dos indivíduos e grupos na selvagem sociedade capitalista são meio complexas e abundantes devido à vasta pluralidade de etnias, culturas, raças.
O homem como ser socialtem necessidade de viver em grupo e essa necessidade vem do berço, ou seja, ao nascer, ele já faz parte de um grupo que o moldará com os mesmos traços sociais dos outros membros assim poderá ser aceito pelos membros do grupo social a que pertence.
A sociedade capitalista programou o indivíduo ao seu sistema de produção estimulando a competição por emprego, escola, terra, etc.Dessa forma gerando também conflitos entre os grupos sociais, raciais, econômicos, religiosos, políticos, etc. partindo de uma simples competição entre torcidas rivais até um conflito mais sério como a guerra.
Para concluir a formação dos grupos e de indivíduos frente à sociedade capitalista houve uma série de batalhas sociais entre os trabalhadores assalariados e a classe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética, direitos humanos e diversidade
  • Etica direitos humanos e diversidade
  • Ética, direitos humanos e diversidade
  • Ética, Diversidade, e Direitos Humanos
  • Ética, Direitos Humanos e Diversidade
  • Etica,direitos humanos e diversidade
  • Ética, direitos humanos e diversidade
  • Ética, direitos humanos e diversidade 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!