Ética da fotografia the bang bang club- com biografías

Páginas: 5 (1083 palavras) Publicado: 31 de maio de 2012
Kevin Carter
Johanesburgo, 13 /09/1960 – Johanesburgo, 27/07/1994.
Sua carreira foi feita à sombra da violência na África do Sul, na luta dos negros (e alguns brancos) contra o Apartheid, nas represálias de polícias e bandidos, gangs e justiceiros, na guerra entre zulus e o ANC, nas atrocidades cometidas por todos.
Em março de 1993, Carter fez uma viagem para o sul do Sudão onde fez a fotoque lhe rendeu o Prêmio Pulitzer em 23 de maio de 1994. Trata-se da foto de uma criança sudanesa que se arrasta em direção a um centro de alimentação montado pelas Nações Unidas e ali logo atrás da criança um abutre espera pacientemente que a Mãe Natureza lhe de o almoço. Carter tirou a fotografia e perseguiu o abutre para afastá-lo. Entretanto foi criticado por somente estar fotografando e nãoajudando a pequena menina.
A foto foi vendida ao The New York Times onde apareceu pela primeira vez em 26 de março de 1993.
Em 27 de julho (1 ano e 4 meses depois de ter de ter fotografado o acontecimento) 1994, Carter, levou seu carro até um local da sua infância e suicidou-se utilizando uma mangueira para levar o fumo do escape para dentro de seu carro o suicídio de Kevin Carter e o bilhete quedeixou escrito é contado entre os fotojornalistas como um aviso aos novatos, servindo como exemplo dos perigos de se fotografar demasiado perto as misérias humanas.
PS: Parte da nota de suicídio de Carter dizia:
“Estou deprimido… Sem telefone… Sem dinheiro para o aluguel.. Sem dinheiro para ajudar as crianças… Sem dinheiro para as dívidas… Dinheiro!!!… Sou perseguido pela viva lembrança deassassinatos, cadáveres, raiva e dor… Pelas crianças feridas ou famintas… Pelos homens malucos com o dedo no gatilho, muitas vezes policiais, carrascos… Se eu tiver sorte, vou me juntar ao Ken…”.

João Silva
Lisboa 09/08/1966
É um fotógrafo luso-sul-africano baseado em Johanesburgo. Notabilizou-se pelo seu trabalho em cenários de guerra, bem como pelo acompanhamento que fez do fim do Apartheid naÁfrica do Sul, sendo um dos 4 membros do "Bang Bang Club".
Atualmente é fotojornalista do New York Times e um dos mais experientes e prestigiados do mundo. As muitas distinções pelo seu trabalho incluem, por exemplo, a de Fotógrafo do Ano da Imprensa Sul-Africana em 1992
Em Outubro de 2010, quando estava em reportagem no Afeganistão, ficou gravemente ferido ao pisar uma mina, tendo-lhe sidoamputadas as duas pernas.Segundo o relato da jornalista Carlotta Gall, Silva continuou a fotografar, mesmo enquanto estava ferido. No final de Julho de 2011 - após passar por um longo processo de readaptação motora com próteses - cerca de nove meses depois, já fotografava para a primeira página do New York Times, mostrando a sua forte determinação.
Em 15 de Março de 2012, na Embaixada de Portugalem Pretória, por intermédio do Embaixador João Ramos Pinto, foi distinguido com o grau de “Grande Oficial da Ordem da Liberdade” [¹].
[¹] Trata-se de uma ordem instituída pelo presidente da República, ordem essa que se destina a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação do Homem e à causa da Liberdade
Greg Marinovich
Greg MarinovichSebastian (nascido em 1962) é um premiado fotojornalista da África do Sul, coautor do livro "The Bang-Bang Club: Snapshots from a Hidden War", que detalha a transição da África do Sul para a democracia. Trabalhou como freenlancer para várias publicações internaconais: Times, Neewsweek, The New York Times, Washington Post e Associated Press. Ganhou Numerosos Prêmios pelas suas fotografias, incluindoo Prêmio Pulitzer na categoria de Fotografia Instantânea em 1991, pela cobertura de um assassinato brutal cometido por apoiadores do Congresso Nacional Africano a um homem que acreditavam ser um espião do Partido da Liberdade Inkatha.

Ken Oosterbroek
14 de fevereiro de 1963 - 18 de abril, 1994 era um fotojornalista do Sul Africano e membro do Clube de Bang-Bang. Ele trabalhou para The...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bang bang club
  • The big bang
  • The big bang
  • Bang Bang
  • bang bang
  • Bang Bang
  • bang
  • Behavorismo e Piramide maslow em the big bang theory

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!