Ética contabil

Páginas: 10 (2373 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
Ética Contábil: uma questão de consciência







RESUMO o objetivo deste artigo é analisar a importância, e ver como funciona e se divide o código de Ética Profissional do Contabilista. A democracia alimenta a consciência ética e a cidadania, e nesse ambiente, a preocupação com a ética é de suma importância, pois ela visa melhorar a estrutura e a manutenção dos direitos de cidadão. Destaforma, o cultivo dos valores de cidadania, passando pela responsabilidade social e profissional, ética, moral, dentre outros, tornou-se imprescindível para o bom convívio entre as pessoas. Sem respeito às garantias individuais, nunca haverá conquistas sólidas para a sociedade. O Sistema Contábil Brasileiro, cada vez mais consciente de sua responsabilidade social, também criou o seu código deética, visando um bom convívio entre os profissionais de contabilidade e ás suas relações com a sociedade.

Palavras-chave: Ética, moral, lei, contabilidade, princípios, empresa, regras, normas de conduta.













¹Estudantes do III Semestre do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)




1 Introdução

O presente artigo faz uma apresentaçãosobre o tema, baseado em bibliografia atualizada, tendo como objetivo abordar o comportamento do profissional contábil de acordo com o que determina o código da ética profissional. Este tema foi escolhido pela importância de alertar o profissional para que siga as normas legais, evitando se assim transgressões na carreira, e a fim de executar o seu trabalho com dignidade e respeito aos seuscolegas profissionais e a própria sociedade.

De acordo com Vasquez (1995) a ética “é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano”.

Segundo Motta (1984):

A ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, “o agir” dapessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: “o que é” o homem e “para que vive”, logo toda capacitação científica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da Ética.



















2 Fundamento Teórico

A princípio determinamos o que será ética, pois assim ampliaríamos o conceito da mesma, para posteriormenterestringirmos o mesmo para a área contábil. Assim sendo, pode-se dizer que a palavra ética é de origem grega, o termo ethos significa costumes e deve ser entendido como um conjunto de princípios básicos, que visam disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas. Esse é o aspecto amplo da palavra e no sentido mais restrito, a ética é utilizada para conceituar deveres e estabelecerregras de conduta do individuo no desempenho de suas atividades profissionais e pessoais. Dessa forma surgiram os códigos de ética, oferecendo orientação necessária e estabelecendo diretrizes a nível digno de conduta profissional. A ética tem suas bases na moral (Sócrates) e no dever (Kant), uma necessidade diferente da natural ou da matemática, pois necessita da liberdade. Ou seja, é o estudo doque é bom ou mal, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado, tendo como um dos objetivos da ética a busca da justificativa para as regras proposta pela moral e pelo direito, logo moral e direito não estabelecem regras.

Ética profissional está vinculada ao relacionamento do profissional com a sua clientela visando à dignidade humana, e a construção do bem estar no contextosócio-cultural onde exerce sua profissão, assim sendo ela abrange todas as profissões e quando falamos de ética profissional estamos falando do caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e/ou códigos específico.

O fato de se considerar a ética como a expressão única do pensamento correto implica a idéia de que existem certas formas de ações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética contabil
  • Ética contábil
  • Ética Contábil
  • Ética contabil
  • Ética contábil
  • Etica Contabil
  • etica contabil
  • Ética Contábil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!