Étca, alteridade e respeito

Páginas: 4 (846 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
O Olhar da Psicologia[->0]
Quarta-feira, 2 de Janeiro de 2008

Diversidade Humana[->1]
Define-se o ser humano como sendo um ser complexo dotado de bastantes capacidades, contudo e apesar desermos “idênticos” em muitos aspectos, em muitos mais somos distintos pois existe no ser humano uma diversidade a nível biológico, cultural e individual.
Somos biologicamente diferentes uns dos outrosporque temos um genoma que varia de pessoa para pessoa (excepto em gémeos homozigóticos, que são aqueles que resultam do desdobramento do ovo). A passagem da informação genética dá-se de pais parafilhos e os agentes responsáveis são, efectivamente, cromossomas (longos filamentos enrolados, constituídos quimicamente por ADN), genes (segmento de um cromossoma a que corresponde um código genético) eADN (ácido desoxirribonucleico, constituído por duas cadeias enroladas que são compostas por quatro bases azotadas, a timina, a guanina, a citosina e a adenina).
Por conseguinte podemos afirmar que ainformação genética transmitida vai ser diferente em todos os seres vivos, excepto o caso que já mencionei e por tal somos todos geneticamente diferentes uns dos outros.
O ser humano é tambémdiferente no que se relaciona com o seu cérebro. Os nossos cérebros são fisicamente diferentes uns dos outros, no entanto o processo de individuação ultrapassa as definições genéticas, porque asexperiências vividas pelos indivíduos desde as intra-uterinas como ao longo da sua vida marcam as estruturas do cérebro, fornecendo assim a singularidade. Podemos também dizer que somos dotados de uma diversidadecultural, sem a cultura, sem as possibilidades de desenvolvimento que nos proporciona crescer num contexto cultural particular, seríamos seres incompletos, inacabados. Nascemos, crescemos e vivemosem contextos socioculturais muito variados. É nestes que se desenvolve, em interacção uns com os outros e com os diferentes ambientes e situações a aprender, a capacidade de criar e de transformar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética, alteridade, respeito, etc.
  • Ética alteridade e respeito
  • Etica alteridade respeito
  • Etica respeito e alteridade
  • A importância de valores :ética, alteridade e respeito
  • A IMPORTÂNCIA DOS VALORES (ÉTICA, ALTERIDADE, RESPEITO
  • A importância dos valores ( ética, alteridade e respeito )
  • Importância dos valores ética, alteridade, respeito, etc.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!