Érico veríssimo

Páginas: 5 (1101 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

Érico Veríssimo
Érico Veríssimo (1905-1975) nasceu em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, no dia 17 de dezembro de 1905. Filho de Sebastião Veríssimo da Fonseca e de Abegahy Lopes. Sua família rica foi à falência e o escritor teve que trabalhar sem possibilidade de seguir estudos. Em Porto Alegre, entra em contato com a vida literária e inicia-se no jornalismo. Começa então a publicar contos eromances, entre os quais, Clarissa, que logo se tornou um sucesso. Viajou para vários países, lecionou Literatura Brasileira nos EUA e trabalhou na OEA. Voltando ao Brasil, dedica-se a escrever e produz uma vasta obra. "Olhai os Lírio do Campo", é sua obra prima. Foi um dos melhores romancistas brasileiros. Fez parte do segundo tempo modernista. Recebeu o "Premio Machado de Assis" com a obra"Música ao Longe" e o "Premio Graça Aranha" com "Caminhos Cruzados".


Érico Veríssimo fez parte do Segundo Tempo Modernista (1930-1940), onde a literatura traz para reflexão os problemas sociais.

Características das obras:

Costuma-se dividir a obra de Érico Veríssimo em três grupos:
1) Romance urbano: Clarissa, Caminhos cruzados, Um lugar ao sol, Olhai os lírios do campo, Saga e o Resto ésilêncio. As obras desta fase registram a vida da pequena burguesia porto-alegrense, com uma visão otimista, às vezes lírica, às vezes crítica, e com uma linguagem tradicional, sem maiores inovações estilísticas.Desta fase destaca-se Caminhos cruzados, considerado um marco na evolução do romance brasileiro. Nele, Érico Veríssimo usa a técnica do contraponto, desenvolvida por Aldous Huxley (de quemfora tradutor) e que consiste mesclar pontos de vista diferentes (do escritor e das personagens) com a representação fragmentária das situações vividas pelas personagens, sem que haja no texto um centro catalisador.
2) Romance histórico: O tempo e o vento. A trilogia de Érico Veríssimo procura abranger duzentos anos da história do Rio Grande do Sul, de 1745 a 1945. O primeiro volume (O continente),narra a conquista de São Pedro pelos primeiros colonos e é considerado o ponto mais alto de sua obra.
3) Romance político: O senhor embaixador, O prisioneiro e Incidente em Antares. Escrito durante o período da ditadura militar, iniciada em 1964, denunciam os males do autoritarismo e as violações dos direitos humanos. Desta série destaca-se Incidente em Antares.



Principais obras
PrimeirosContos (1930)
Fantoches (1932)
Clarissa (1933)
Música ao Longe (1935)
Vida de Joana D´Arc (1935)
Um Lugar ao Sol (1936)
Olhai os Lírios do Campo (1938)
Viagem à Aurora do Mundo (1939)
Saga (1940)
O Resto é Silêncio (1943)
O Tempo e o Vento (1948)
Noite (1954)
O Senhor Embaixador (1965)
O Prisioneiro (1967)
Incidente em Antares (1971)
Solo de Clarinete I (1973)

Olhai os Lírios doCampo
(breve resumo da obra)
Eugênio era um menino tímido e medroso teve uma infância pobre, era zoado na escola. Odiava a vida pobre que tinha, por isso faria de tudo para um dia vencer na vida. . Não conversava com os colegas de classe e por isso tomava todo o seu tempo aos estudos. Sonhava em ser o Dr. Eugênio Fontes. Era muito difícil seu diálogo com seu pai, o alfaiate Ângelo. Também nãose dava muito com seu irmão Ernesto. O tempo passa e com muito esforço Eugênio conseguiu se formar e no dia de sua formatura conhece Olívia e os dois ficam muito amigos. Por alguns acontecimentos os dois acabam se apaixonando e vivem um grande amor. Durante uma consulta médica, Eugênio conhece Eunice Cintra (filha de um riquíssimo proprietário). Eugênio casa-se com Eunice com objetivo único deascender socialmente. Eugênio deixa a profissão de lado e vai trabalhar com o sogro em uma de suas fábricas e começa a frequentar lugares de alta sociedade. Eugênio reencontra Olívia depois de muito tempo que lhe apresenta a sua filha Anamaria, fruto desse amor. Entre esse tempo fica sabendo que seu amor Olívia foi hospitalizada e que estava por um fio. Ao chegar no Hospital onde estava ela,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Èrico Vérissimo
  • Erico Verissimo
  • Érico Veríssimo
  • Érico verissimo
  • Erico Verissimo
  • Erico verissimo
  • Érico verissimo
  • Erico verissimo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!