Épopeia de gilgamesh e o livro de génesis.

Páginas: 14 (3298 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
Introdução
Nas páginas que se seguem, evidencia-se a relação entre a Épopeia de Gilgamesh e o Livro de Génesis. São comparados alguns parágrafos onde a ligação é flagrante e inegável. Estes paragráfos encontram-se sobretudo no primeiro capítulo da Épopeia de Gilgamesh (A Chegada de Enkidu), por oposição à criação do Homem no Livro de Génesis. O mesmo volta a acontecer no episódio do dilúvio,relatado em ambos os textos, que seguem uma linha narrativa muito semelhante.
A Épopeia de Gilgamesh é um poema épico da mesopotâmia, das primeiras obras literárias que se conhecem. Na sua origem estão lendas e poemas sumérios sobre o deus-herói Gilgamesh, reunidos pelo rei Assurbanipal no séc. VII a.C. Já o livro de Génesis é o primeiro livro da Bíblia (Bíblia cristã, neste caso). Narra acriação do mundo de uma perspectiva judaica, até à fixação desse povo no Egipto.
Sendo que este livro seria escrito muito depois da Épopeia de Gilgamesh (apesar de no livro em si não ser apontado em concreto a data em que foi escrito, aponta-se para periodos que remontam a 1400 a.C), percebe-se imediatamente que este é profundamente influenciado pela Épopeia (não sendo esta a única obra queacabaria por influenciar a bíblia). Quando as tábuas onde estavam gravados os poemas sumérios ligados a Gilgamesh foram encontradas, em meados do século XIX, e posteriormente decifradas, os investigadores percebem a ligação do relato do dilúvio feito por Utnapishtim ao relato do dilúvio bíblico. Isto viria a propor um desafio ao pensamento intelectual, assim como colocar em causa a veracidade dostextos bíblicos.
Não será, no entanto, o objectivo deste trabalho colocar em causa a credibilidade de qualquer texto bíblico. Propõe-se apenas uma análise de cariz e rigor o mais científicos possível (sendo que a análise e comparações feitas são também subjectivas), para que se possa compreender quais os pontos em comum nas duas obras. É preciso também referir que sendo apenas abordados os relatosque se cruzam, será necessário ler ambas as obras por completo para um maior conhecimento das mesmas.








As semelhanças entre a Épopeia de Gilgamesh e o livro do Génesis verificam-se imediatamente nos primeiros versículos da Bíblia, inseridos no capítulo da origem do mundo e da humanidade.
Descontentes com a luxúria e a arrogância do rei Gilgamesh, o povo de Uruklamentou-se aos deuses e estes escutaram-nos. Intercederam junto de Aruru, a deusa da criação : “Vós o fizestes, oh, Aruru, criai agora um outro igual; que seja tão parecido com ele quanto seu próprio reflexo que seja seu segundo eu, coração tempestuoso com coração tempestuoso. Que eles se enfrentem e deixem Uruk em paz.” É na consequência deste pedido que se assinala o ponto de cruzamento entre os doislivros em análise:
• A deusa então concebeu em sua mente uma imagem cuja essência era a mesma de Anu, o deus do firmamento. Ela mergulhou as mãos na água e tomou um pedaço de barro; ela o deixou cair na selva, e assim foi criado o nobre Enkidu. (Épopeia de Gilgamesh, Cap. 1 “A Chegada de Enkidu)
• Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança (Gn, 1,26)
• Então Javé Deus modelouo homem com a argila do solo, soprou-lhe nas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivente. (Génesis, Cap.2, Vers. 7)
De seguida, podemos analisar a semelhança entre a inocência na vivência de Enkidu, com a inocência da criação do homem bíblico.
• Ele era inocente a respeito do homem e nada conhecia do cultivo da terra. Enkidu comia grama nas colinas junto com as gazelas erondava os poços de água com os animais da floresta; junto com os rebanhos de animais de caça, ele se alegrava com a água. (Épopeia de Gilgamesh, Cap. 1 “A Chegada de Enkidu”)
• E Deus disse : “Vede! Entrego-vos todas as ervas que produzem semente e estão sobre toda a Terra, e todas as árvores em que há frutos que dão semente: tudo isso será alimento para vós. E a todas as feras, a todas as aves...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Epopéia de Gilgamesh
  • Epopeia de Gilgamesh
  • A epopéia de Gilgamesh
  • Epopéia de Gilgamesh
  • epopeia de Gilgamesh
  • Epopéia de gilgamesh
  • A Epopéia de Gilgamesh
  • Resumo epopeia de gilgamesh

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!