Época de escola

Páginas: 2 (325 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
Do jardim de infância até a 8ª série, estudei num “colégio de freiras”, particular, que oferecia ensino pré-escolar e de primeiro grau (hoje educação básica e ensinofundamental). A escola não era muito grande, havia somente uma turma de cada série. Uma das coisas que mais me chateava naquele tempo era que muitos pensavam que euestudava lá porque recebia bolsa, quando, na verdade, era meu pai quem pagava – caro – para eu estudar. Na única briga em que me envolvi na vida, estava na 7ª série, era 1990;levei um murro no olho depois de dar um tapa no rosto de um aluno que disse que “aquele negão seu pai deve ser traficante e sua mãe deve ser uma prostituta que ele pegouna rua”. Nem pensei, só desci a mão! E recobrei os sentidos, caída no chão. Ele foi suspenso da escola, eu fui socorrida e consolada pela diretora e pelos colegas quetestemunharam a cena.
O que quero mostrar a você com isso? Esse exemplo revela que o sentido do texto é determinado pelas condições sociais de sua produção. Além doconteúdo, o texto deve ser visto sob as condições em que é produzido. As condições de produção se referem a situações específicas e gerais, a posições histórico-sociais, aosinterlocutores e a imagem que fazem de si, do outro e do assunto.

Assim, numa perspectiva discursiva é importante entender o que se fala, quem fala (sua posição social e aimagem que construiu para si), a quem fala (sua posição social e a imagem que foi construída dele) e em que situação histórica se fala.
A partir disso, podemos entendero texto como lugar social onde os sujeitos dialogam com a finalidade de interagirem com/ sobre os outros, num movimento de troca e confronto de forças ideológicas.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola na Época de Machado de Assis
  • Época
  • epoca
  • Epoca
  • VESTUÁRIOS DE ÉPOCA
  • bela epoca
  • estilos de época
  • Época medieval

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!