Émile

Páginas: 9 (2031 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2014
ÉMILE DURKHEIM: DA DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL
MÉTODO PARA DETERMINAR ESSA FUNÇÃO
Durkheim delimita o uso do conceito função como: a que se presta, ou a que necessidade responde. E Afirma a divisão do trabalho como “condição necessária do desenvolvimento material e intelectual das sociedades. “(..) é a fonte da civilização.” Afirma que além desse “resultado” devem existir outros, assim comooutras funções, no caso afirmando a existência de uma função moral.
A civilização é uma coisa moral? Para responder, sugere que seria necessário medir a moralidade média das sociedades ao longo do tempo, de acordo com os progressos civilizatórios. Haja vista que as anomalias aumentam em proporção direta, logo, se a civilização não é imoral certamente ela possui influências positivas bastante fracassobre a sociedade.
Por fim afirma que os elementos que compõem esse “complexus mal definido” chamado civilização não tem nada de obrigatoriamente moral, e destaca entre tais elementos a atividade econômica. Fala em uma consciência moral das nações capaz de preferir algo em detrimento de algo.
Durkheim distingue a ciência dos outros elementos civilizatórios, afirmando que ela é o único que emdeterminadas circunstâncias apresenta um caráter notadamente moral. Cliva a ciência entre popular e erudita, atribui à primeira um caráter moral e iguala a segunda às artes e à indústria, que assim como elas não têm o ingresso em seu campo como objeto de coação da moral social.
Afirma que a “... ciência é a consciência elevada a seu mais alto ponto de clareza.” É, portanto, útil a uma sociedade emconstante mudança, já que “... consciência esclarecida sabe preparar de antemão a maneira de se adaptar a essa mudança”. Talvez contaminado por Darwin acredite que a inteligência esclarecida constitua uma “vantagem adaptativa”.
Compara as vantagens econômicas ou produtivas da divisão do trabalho e seus “inconvenientes morais”, para afirmar que não é possível à divisão do trabalho habitar asuposta zona neutra da moral. Esvazia a civilização de valor intrínseco e a coloca como resultado que corresponde a certas necessidades.
Enfatiza que embora os exemplos demonstrem que a divisão social do trabalho tem por efeito aumentar o rendimento das funções divididas, e, portanto a dimensão econômica poderia ter participação nesse resultado, esse efeito e essa participação não são senãoacessórios. O papel precípuo da divisão social do trabalho é tornar viável o inexistente, ou nas palavras de Durkheim “...consiste no estabelecimento de uma ordem social e moral Sui generis”.
Durkheim afirma que a divisão social do trabalho é a responsável pela integração do corpo social, uma vez que aumentando a interdependência dos indivíduos incrementa os laços solidários. Postula ainda, que odesenvolvimento da divisão social do trabalho seria responsável por aumentar a “extensão” e a complicação do “organismo social”.
Para testar a hipótese, diz ser necessário averiguar em que medida a solidariedade criada pela divisão do trabalho social contribui para a integração social. E sendo ela um fenômeno totalmente moral é intangível, por tanto para tal procedimento é necessário colhe-la em algo quese exterioriza a partir dela, esse objeto tangível seria para Durkheim o direito.

Defende a validade do direito enquanto efeito tangível, diminuindo a relevância dos argumentos que evidenciam sua insuficiência em relação a solidariedade e suas contradições e complementaridades em relação ao costume. Afirma que via de regra o direito surge do costume e quando o último se choca com o primeiro essechoque é particular e secundário.

Por fim, definido o método de estudo da solidariedade a partir do direito, afirma que a tarefa consiste em categorizar o direito para em seguida extrair dessas categorias seus equivalentes no plano da solidariedade.

SOLIDARIEDADE MECÂNICA OU POR SIMILITUDES
O que constitui-se essencialmente um crime? Durkheim aponta que uma característica comum a todos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • emile
  • emile
  • Emile
  • emile
  • emile
  • Emile
  • Emile
  • ÈMILE DURKHEIM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!