Émile durkheim

Páginas: 4 (755 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
ÉMILE DURKHEIM

O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) nasceu em um período conhecido como “belle époque” e ainda que o clima fosse de otimismo, os problemas típicos da sociedade moderna jácomeçavam a aparecer.
Durkheim é um dos grandes analistas do mundo moderno com sua tese da Divisão Social do Trabalho. A formação do pensamento dele tem influência das correntes do Positivismo (aqual ele retoma de Augusto Comte e enfatiza o poder da razão-iluminismo- e a superioridade da ciência-positivismo), do Evolucionismo e Conservadorismo, embora ele não fosse retrogrado.
Toda obra deDurkheim quer dar a sociologia um método de análise, ele preocupava-se em fazê-la uma “ciência madura” e dota-la das mesmas características das ciências da natureza e acabou se inspirando na biologiacomo método orientador da sociologia, afirmando que assim como a natureza, a sociedade obedece à lei da evolução.
Durkheim igualava os fenômenos sociais a “coisas”, ele partia do princípio de que àrealidade social é idêntica à realidade da natureza porque assim como as “coisas” da natureza funcionam de uma forma independente da ação humana, as “coisas” da sociedade também são uma realidade distintada ação humana. Dessa forma, o sociólogo recomendava que os fenômenos sociais fossem observados de maneira mais imparcial possível.
Para consolidar a sociologia como ciência, a metodologia destadeveria responder qual é o seu objeto de estudo (objeto material) e como a sociologia deve proceder para explicar seu objeto de estudo (objeto formal).
O objeto de estudo da sociologia é o fato socialque, segundo E. Durkheim é toda maneira de agir, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, umaexistência própria, independente de suas manifestações individuais. (1978, p.93)
Em resposta a segunda pergunta, Durkheim diz que explicar os fatos sociais significa demonstrar a função que eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Émile Durkheim
  • Emile Durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!