Émile durkheim

Páginas: 6 (1483 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2012
Colégio Estadual Polivalente de Camacan


Bahia
Julho de 2012




Introdução


Émile Durkheim é considerado um dos pais da Sociologia moderna, tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.
Biografia

ÉmileDurkheim nasceu em Épinal, na Lorraine, em  15 de abril de 1858. Descendente de uma família judia muito religiosa – seu pai era rabino – iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure) de Paris, indo depois para Alemanha. Ainda menino decidiu não seguir o caminho dos familiares levando, pelo contrário, uma vida bastante secular.
Em sua obra, por exemplo,explicava os fenômenos religiosos a partir de fatores sociais e não divinos. Tal fato não o afastou, no entanto, da comunidade judaica. Muitos de seus colaboradores, entre eles seu sobrinho Marcel Mauss formaram um grupo que ficou conhecido como escola sociológica francesa. Entrou na École Normale Supérieure em 1879 juntamente com Jean Jaurès e Henri Bergson. Formou-se em Filosofia, no ano de 1882.Cinco anos após sua formatura, foi trabalhar na Universidade de Burdeos como professor de pedagogia e ciência social. Neste período, começaram seus estudos sobre sociologia.
Durante estes estudos, teve contatos com as obras de August Comte e Herbert Spencer, que o influenciaram significativamente na tentativa de buscar a cientificidade no estudo das humanidades. Morreu em Paris, em 15 denovembro de 1917 e encontra-se sepultado no Cemitério do Montparnasse, na capital francesa.




Principais Obras:

▪ Da divisão do trabalho social, (1893);
▪ Regras do método sociológico, (1895);
▪ O suicídio, (1897);
▪ A educação moral (1902);
▪ As formas elementares de vida religiosa, (1912);
▪ Lições de Sociologia (1912);


Publicações no L'Année sociologique (1896 – 1912)
▪ Aproibição do incesto e suas origens;
▪ Da definição do fenômeno religioso;
▪ Sobre o totemismo;
▪ Algumas formas primitivas de classificação (c/ Marcel Mauss);
▪ Sobre a organização matrimonial nas sociedades australianas;
▪ A Falácia da economia populista a respeito do preço do ouro paraguaio;





Trabalhos e pensamentos:

Durkheim formou-se em Filosofia, porém sua obrainteira é dedicada à Sociologia. Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "Consciência Coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste.

A este processode aprendizagem, Durkheim chamou de "Socialização", a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse "tudo" ele chamou de "Fatos Sociais", e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia.

Nem tudo que umapessoa faz é um fato social, para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem aescolhas.

O mérito de Durkheim aumenta ainda mais quando publica seu livro "As regras do método sociológico", onde define uma metodologia de estudo, que embora sendo em boa parte extraída das ciências naturais, dá seriedade à nova ciência. Era necessário revelar as leis que regem o comportamento social, ou seja, o que comanda os fatos sociais.

Em seus estudos, os quais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Émile Durkheim
  • Emile Durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!