Émile durkheim e max weber.

Páginas: 7 (1631 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP
CURSO: BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO

RESUMO
VIDA, OBRA E METODOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER.

Macapá – AP
OUTUBRO DE 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP
CURSO: BACHARELADO EM SECRETARIADO EXECUTIVO
ACADÊMICA:
ALESSANDRA DE SOUZA OLIVEIRA 01.201112004

RESUMO
VIDA, OBRA E METODOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER.

Trabalho apresentadoa disciplina de Sociologia do Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, como requisito de avaliação do segundo semestre, sob a orientação do prof. Richard Leão.

Macapá – AP
OUTUBRO DE 2011

ÉMILE DURKHEIM

Escritor e sociólogo, nasceu em Epinal, na província da Alsácia , em 15 de Abril de 1858, e morreu em Paris, em 15 de Novembro de 1917,encontra-se sepultado no Cemitério do Montparnasse, Paris na França.
Descendente de uma família judia. Iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, indo depois para Alemanha. Ainda moço decidiu não seguir o caminho dos familiares levando, pelo contrário, uma vida bastante secular. Em sua obra, por exemplo, explicava os fenômenos religiosos a partir de fatores sociais e nãodivinos.
Considerado um dos fundadores da Sociologia Émile Durkheim realizou estudos na França e na Alemanha, conseguiu desvincular a Sociologia da Filosofia Social e coloca-la como disciplina científica rigorosa.
Fundou a Escola Francesa de Sociologia. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social, fundou também a Revista L’ANNÉE SOCIOLOGIQUE, que afirmou apreeminência durkheimiana no mundo todo.
Graças a Durkheim e seus seguidores a sociologia fortaleceu-se.
Suas principais obras foram:
* Da Divisão do Trabalho Social (1893);
* Regras do Método Sociológico (1895);
* O Suicídio (1897);
* As Formas Elementares de Vida Religiosa (1912);
* Educação e Sociologia;
* Sociologia e Filosofia;
* Lições de Socilogia (obra póstuma)
Partindoda afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicado a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância dasociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização deste, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.
Durkheim formou-se em Filosofia, porém sua obra inteira é dedicada à Sociologia Segundo ele, os indivíduos são produtos de forças sociais, e que para atendê-los, é preciso analisa-los dentro do contexto social em que vivem. Considerar os fatos como coisas. A sociedade se comparava a um animalselvagem: possui um sistema de órgãos diferentes onde cada um desempenha um papel específico. O Homem nasce egoísta e só a sociedade, por meio da educação, pode torna-lo solidário.
O pensamento de Durkheim revela o caráter conservador e reacionário da tendência positivista na educação. O indivíduo encontra-se intrinsecamente relacionado aos processos culturais; hábitos e costumes coletivos de umdeterminado grupo. Como podemos perceber, Durkheim nos coloca em evidência: que a educação é o patamar de uma boa convivência social. Que no nosso pensar, sentir e agir podemos modificar muitas coisas no meio em que estamos engajados.
Durkheim considera um fato social como normal quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou suaevolução. Assim ele afirma que o crime, por exemplo, é normal não só por ser encontrado em qualquer sociedade, em qualquer época, como também por representar a importância dos valores sociais que repudiam determinadas condutas como ilegais e as condenam a penalidades. A generalidade é um fato social, isto é, sua unanimidade, é garantia de normalidade na medida em que representa o consenso social, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Émile durkheim e max weber
  • Emile Durkheim e Max Weber
  • Émile Durkheim e Max Weber: Interpretação
  • A sociologia de émile durkheim e max weber
  • Sociologia
  • Émile durkheim, dermeval saviani, max weber
  • Émile durkheim /Max Weber que ele pensava sobre a Educação
  • Resumo karl marx, emile durkheim e max weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!