Émile durkheim sociólogo francês biografia de émile durkheim:

Páginas: 7 (1624 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
Émile Durkheim
Sociólogo francês
Biografia de Émile Durkheim:
Émile Durkheim (1858-1917) foi um sociólogo francês, considerado um dos pais da sociologia moderna. É criador da teoria da coesão social. Junto com Karl Marx e Max Weber, é um dos pilares dos estudos sociológicos.
Nasceu na região de Lorraine, na França. Descendente de família judia, estudou filosofia na Escola Normal Superior deParis. O fato de Durkheim não ter seguido os preceitos da cultura judaica pode ter influenciado o teor de seus estudos e suas preocupações religiosas, preferindo analisá-las desde o ponto de vista social. Estudou as teorias de August Comte e Herbert Spencer, o que fez com que conferisse uma matriz científica às suas teorias.
Durkheim escreveu obras que foram definitivas nos rumos dos estudossociológicos. No livro "Da divisão do trabalho social” (1893), ele estabeleceu as bases da sociedade comparando a um organismo vivo, onde cada parte funcionava como um órgão biológico que agiria de forma dependente. Assim, numa sociedade “doente”, que ele denominava de anomia, a cura para o melhor funcionamento social seria a solidariedade orgânica.
No livro “As Regras do Método Sociológico” publicadoem 1895, estabeleceu as bases para a sociologia como ciência. Em sua obra “O suicídio” (1897), avaliou que o maior nível de integração social estava ligado aos índices de suicídio, que seriam maiores quanto mais frágeis fossem os laços sociais. Também pesquisou assuntos sobre religião, através do livro “Formas elementares da vida religiosa”, publicado em 1912.
Morreu em 1917, e encontra-seenterrado no cemitério do Montparnasse, em Paris.
Quais livros ele lançou?

Da divisão do trabalho social, 1893;
Regras do método sociológico, 1895;
O suicídio, 1897;
Sociedade e trabalho, 1907;
As formas elementares de vida religiosa, 1912;
Qual foi a teoria do funcionalismo?

Retirado do site:
http://www.e-biografias.net/biografias/emile_durkheim.php



Um pouco mais sobre o suicídiode Émile Durkheim


O tema suicídio, estudado por Émile Durkheim, gera bastante polêmica e apesar da “idade” de sua obra (O Suicídio) é bastante atual devido ao mundo individualista em que vivemos e, principalmente devido à crise econômica pela qual o mundo está passando. Por isso, decidimos entrevistar o sociólogo e professor de historia do colégio WR, Millenium,e UCG Antônio Luíz de Souza ,para esclarecer algumas duvidas mais comuns acerca deste tema.

Pergunta: Durkheim buscou definir a sociologia rigorosamente de forma científica. Em seus estudos, ele quis estabelecer uma forma de distinguir os fatos sociais normais dos patológicos. O suicídio se encaixa em qual categoria de fato social? Por quê?
Resposta: Émile Durkheim procurou estudar o suicídio como fato social e que seencaixa tanto em fato social patológico quanto normal. A sociologia só existe porque tem algo a ser estudado (a sociedade) e Durkheim acredita, quando afirma que o suicídio se encaixa em um fato social normal, que o mesmo faz parte de uma sociedade e por ser recorrente deve ser estudado como uma característica que ela possui. Mas também, o suicídio é visto como fato social patológico, pois sãoconsiderados ruins, indesejáveis e ameaçadores, o que contribui para a degradação da sociedade.

P: Por que Durkheim é considerado pioneiro no estudo de suicídio? Algum fator específico o influenciou?
R: O Suicídio foi publicado pela primeira vez em 1897, quando Durkheim tinha 39 anos de idade. Na verdade já existiam outros estudos sobre o suicídio, mas nenhum relacionado com a sociedade. Ele tomoucomo base esses outros estudos e foi influenciado também pela morte, através de um suicídio, de um amigo seu de faculdade. Então os estudos já existentes e a perda de um amigo, especialmente, o levaram a estudar o assunto sob um diferente foco.

P: Durkheim classificou o suicídio em três tipos: altruísta, anômico e o egoísta. Na sociedade atual qual é o mais recorrente? E como isso se explica?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biografia de émile durkheim
  • ​Biografia de Émile Durkheim
  • BIOGRAFIA DE ÉMILE DURKHEIM
  • Biografia de Émile Durkheim
  • Biografia de émile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim
  • Emile durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!