Émile Durkheim - Max Weber - Karl Marx

Páginas: 9 (2222 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Émile Durkheim

a) Quais as características de um fato social? Apresente um exemplo extraído da realidade social brasileira.

Segundo Émile Durkheim fato social consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem poder de coerção sobre o individuo. E são três fatos que consiste os fatos sociais, que são Coerção, Exterioridade e Generalidade; e suas características são:
Coerçãose caracteriza pelas suas forças dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Esses padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade se caracteriza em transmitir o fato desses padrões culturais serem “exteriores aos indivíduos”, ou seja, o fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências.
Generalidade secaracteriza pelos fatos sociais que existem não para um individuo especifico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade, por exemplo.
O exemplo a ser citado apresenta um exemplo de um fato social da realidade brasileira, nesse caso é coerção apresenta para a realidade brasileira a força pública, no qual a manutenção de taisestabilidades sócias exige-se para manutenção da segurança social contra os inimigos públicos, a policia, seja ela civil ou federal exige-se uma força armada para dar uma proporção de segurança para sociedade, esse exemplo é apenas um exemplo de questão jurídica!


b) Como o autor diferencia fatos sociais normais, dos anormais (ou “patológicos”)? Apresente um exemplo extraído da realidadebrasileira.

Ele diferencia da seguinte forma normal é quando voltado a um tipo social delimitado sem limites e patológico é quando avança esta taxa dita “normal” é quando esta fora dos limites, como por exemplo, comportamentos e costumes, mas que seriam ditos como atos doentios, ilegais, ou seja, doenças e chagas.
Um exemplo de fato social normal vigente à realidade brasileira é o aborto éconsiderado normal, porque sempre irá existir em nossa sociedade.


c) Como o autor interpreta um crime? Pode ou não ser um fato normal?
O crime não pode ele é um fato normal, pois já é generalizado pela a sociedade. Durkheim interpreta o crime da determinada forma, por ele ser um foto social generalizado pela a sociedade é normal que ele exista, pois são encontrados em qualquer sociedade vigente, emqualquer lugar, época e tempo.



d) O que o autor entende por solidariedade mecânica e solidariedade orgânica?

Durkheim buscou esclarecer que a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social, esta baseada no grau de consenso produzido entre os indivíduos que ele chamou de solidariedade. Para Durkheim existem dois tipos de solidariedade a mecânica e a orgânica.
Ele entendepor solidariedade mecânica sociedades “primitivas”, ou seja, um agrupamento humano de tipos tribais formando por clãs, e nestas sociedades os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sócias tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais, é justamente essa correspondência de valores que irão assegurar a coesão social.
E asolidariedade orgânica ele entende como um modo distinto, que predomina nas sociedades ditas “modernas”, por não compartilharem os mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada individuo é mais acentuada!


Max Weber

a) Como o autor conceitua ação Social?

Para Weber ação social é qualquer ação que o individuo faz orientando-se pela açãode outros, se refere ao comportamento que é dotado sentido, Isto quer dizer que a ação social é o tipo de comportamento motivado por um conteúdo subjetivo.
Depois de conceituar à ação social, Weber também propôs uma classificação de tipos de ação social. Basicamente são quatro os tipos.
 Ação Social Tradicional – Este é o tipo de ação social em que o comportamento do individuo responde a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karl marx, emile durkheim e max weber
  • Sociologia
  • Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber
  • Resumo karl marx, emile durkheim e max weber
  • A contribuição de émile durkheim, karl marx e max weber
  • Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber
  • Karl marx, max weber, emile durkheim
  • Resumo max weber, karl marx e émile durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!