Émile dirckheim

Páginas: 3 (519 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
INSTITUTO SUPERIOR DE PESQUISA E ESTUDO FREIRIANO
ISPEF
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA GERAL
PROFESSORA: JOYCE ALVES

Acadêmicos: Edivânia Expedita Pereira
Erismar Rodrigues Menezes
Rosiane Martins PereiraSOCIOLOGIA – ÉMILE DURKHEIM (1857 – 1917)

O autor trata sobre este pensador clássico que foi responsável por marcar a etapa mais decisiva na consolidação acadêmica da sociologia, contribuindo paraemancipá-la das demais ciências e definindo com precisão o objeto, o método e a aplicação desta nova ciência.
Nascido na França, descente de rabinos, Durkheim, diferenciou-se se sua família, logo naadolescência, ao se tornar agnóstico, voltando-se a religião apenas pelo lado acadêmico. Contrariado com a formação religiosa e com a educação que recebeu, passou a se interessar pela sociologiacientífica, objetivando aprender os métodos científicos e os princípios morais que guiavam a vida social. Em seu país de origem, implantou o primeiro curso de ciência social em uma universidade, visando detera degeneração moral que percebia na sociedade francesa. Publicou a tese A divisão do trabalho social e As regras do método sociológico.
Ao descrever a vida e os princípios desse pensador, o autorenfatiza a característica de não-conservador e para ele o socialismo representava um movimento que tinha como objetivo regenerar a moralidade na sociedade por meio de uma metodologia cientifica. O autortambém, dá bastante atenção aos pressupostos básicos da teoria funcionalista de Durkheim e apresenta o objeto da sociologia definido pelo pensador: Fato Social. Que é conceituado por ele mesmo comotoda maneira de agir, pensar e sentir, fixada ou não susceptível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então, que é geral no âmbito de uma sociedade, tendo, ao mesmo tempo, uma existênciaprópria, independente de suas manifestações individuais. Portanto, para que um acontecimento seja considerado fato social o autor faz menção a três características necessárias:
-Ser exterior ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emile
  • Émile
  • emile
  • emile
  • Emile
  • emile
  • emile
  • Emile

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!