Édipo Rei

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
Oráculos de Delfos

Localizado em Delfos, o Oráculo de Delfos era dedicado a Apolo num grande templo, aonde vinham os gregos para colocar questões aos deuses. Delfos, que hoje não existe mais, era uma cidade pertencente a Grécia, no sopé do monte Parnaso, próximo as montanhas da Fócida, a 700 m de altitude e a 9,5 km do golfo de Corinto. Delfos foi um lugar de recinto e um complexo deconstruções num terreno sagrado para o antigo povo, onde aconteciam os Jogos Píticos e tinha um templo consagrado ao deus Apolo, originalmente consagrado à Pítia. As sacerdotisas de Apolo, Pitonisa, faziam profecias em transes nesse tempo. As respostas e profecias ali obtidas eram consideradas verdades absolutas. Existia uma fenda subterrânea no local, emitindo gases, e suspeita-se que os transes e as visõesdas sacerdotisas eram provocados pelos gases. Delfos foi uma invenção da antiguidade.
As fontes formadas por várias nascentes das rochas da montanha circundante. Uma das fontes mais conhecidas desde tempo era a fonte de Castália, rodeada de um bosque de loureiro consagrado ao deus Apolo. A lenda e a mitologia contam que musas, deusas menores do canto e da poesia, e as ninfas, chamadas náiades,se reuniam próximo dessa fonte. Nessas reuniões Apolo tocava e as divindades cantavam. Contase que após o deus Apolo matar a serpente Píton nesse local, oráculos de Delfos ganhou tamanho significado mágico, daí que se deriva o nome das sacerdotisas, pitonisas.
O oráculo de Delfos influenciou significativamente a colonização grega das costas do sul da Itália e da Sicília. Chegou a ser o centroreligioso do mundo helénico.
A Fócida ou Fócia é uma antiga região do centro da Grécia atravessada pelo grande maciço do monte Parnaso. Na época da Grécia clássica uma parte desta região, a que está situada junto desse monte, tinha o topónimo de Pyto (ou Pito), em grego Πυθω. Este lugar é conhecido como Delfos, ou seja, Pyto e Delfos são sinónimos. O porto de Itea era o acesso por mar mais próximo deDelfos.
O recinto inclui ainda os chamados tesouros (θεσαυρυς), que eram pequenas construções semelhantes a capelas onde se guardavam os ex-votos e os donativos que frequentemente eram muito valiosos.

Do Mito para a Razão

O Mito procura explicar os acontecimentos naturais do mundo e da humanidade através da existência dos deuses, semideuses e heróis. Os antigos povos gregos explicavam oocorrido, que não tivesse fundamento cientifico. Tanto um mito pode ser explicativo como pode ser simbólico a partir de um acontecimento histórico.
Antigos gregos não sabiam descrever tudo o que acontecia, não existia forma para explicar os acontecimentos. Dessas misturas de dúvidas, surgiu a “existência” de deuses para explicar tudo o que trazia desconfiança, os deuses eram a respostas para tudoque quisesse saber. Passaram a explicar a chuva, por exemplo, por um deus que ficava triste e chorava, raios era quando o outro estava enfurecido. Deuses do amor, amizade, ninfas. Tudo passou a ser baseado em criaturas sobrenaturais para que não houvesse questionamentos.
A mitologia foi uma visão de mundo que se formou a partir de um conjunto de narrativas que era passadas de geração em geraçãopor séculos e que transmitiam aos jovens a experiência dos mais velhos.
Á Razão...
Alguns filósofos não confiavam nos mitos e questionaram a realidade. Os pré-socráticos buscaram então, elementos da natureza para esclarecer os fatos. Os primeiros filósofos buscavam um principio para todas as coisas. Tales afirmava que tudo vinha da água, enquanto outros utilizaram sua mesma linha de conhecimento esurgiram com outras ideias. Pitágoras, por outro lado, dizia que os números eram principio de tudo.
Surgiu então, a filosofia. Como uma nova ordem de pensamentos utilizando a razão como modo de explicar os acontecimentos, visando sempre investigar e fazer questionamentos para se obter uma base racional de sabedorias para todos.
Portanto, a passagem de mito para a razão foi a mudança de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • edipo rei
  • Édipo-Rei
  • edipo rei
  • édipo rei
  • Édipo rei
  • Édipo Rei
  • edipo rei
  • Edipo rei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!