édipo rei

Páginas: 3 (531 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2014
Resumo de Édipo Rei
"Édipo Rei" passa-se em Tebas, cidade grega fundada por Cadmo, em frente e dentro do palácio do Rei Édipo. A ação começa com o povo tebano em frete aos altares do palácio dorei, suplicando por ajuda, pois sua cidade perece. O rei Édipo acalma o povo, dizendo vai fazer de tudo para salvar a cidade novamente.
Para o povo tebano, o Rei Édipo está logo abaixo dos deuses, poisele conquistou o reinado em Tebas após livrá-la da das desgraças que a Esfinge trazia para a cidade.
Para saber o que é necessário fazer para ajudar a cidade, Édipo envia Creonte, seu cunhado, paraconsultar o Oráculo no templo de Apolo, onde fica sabendo que deveriam expulsar ou matar aquele que matou o Rei Laio e que o assassino estava na cidade.
Creonte explica a Édipo como havia sido a mortedo antigo rei, ou seja, a versão que contavam como se fosse certa, que o comboio do rei foi morto por salteadores. Ao saber o que precisava para começar a investigação em busca do assassino, Édipoanuncia que fará de tudo para capturar o assassino.
Para ajudar na investigação chamam Tirésias, um velho cego e que de tudo sabe através do canto e do vôo dos pássaros. Este, porém, não quer falarsobre o acontecido, já que tal revelação poderia trazer mais infelicidade, principalmente para o rei. Após muitas ameaças do rei, Tirésias diz que o assassino é o próprio rei.
O rei então acusa Creontee Tirésias de tramarem para tomar seu lugar no trono. Neste momento, o rei perde seu senso de justiça e começa a julgar o que não sabe.
Claro que nada fica obscuro por muito tempo e logo descobrimosque Édipo é, sim, filho de Laio e a profecia de realizou. Jocasta se suicida de desgosto e Édipo fura seus próprios olhos.
Uma coisa que notei é que Édipo é um Rei muito mais democrático do quequalquer Rei seria em uma monarquia. Tirésias fala com o Rei de igual para igual e o acusa sem medo de repercussões. Conseguem imaginar algum Rei sendo chamado de assassino e simplesmente deixando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • edipo rei
  • Édipo-Rei
  • edipo rei
  • Édipo Rei
  • Édipo rei
  • Édipo Rei
  • edipo rei
  • Edipo rei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!